Culturas

O mistério da sala mais importante do Palácio de Buckingham

Dos 188 quartos para funcionários, 92 escritórios, 78 casas de banho e 52 quartos reais, a ‘Sala de 1844’ continua a ser a mais importante entre as 775 que existem no palácio.
Por Ana Silva, 03.04.2019

Com paredes históricas, que testemunharam acontecimentos e reuniões-chave ao longo de várias gerações, a 'Sala 1844' ganhou o nome por ter sido propositadamente redecorada naquele ano para receber o czar Nicolau I da Rússia. Hoje, é aqui que a rainha Isabel II e a família real recebem as visitas mais ilustres, como Michelle e Barack Obama, o presidente da China, Xi Jinping, ou Angelina Jolie.

A sala está decorada com pompa e circunstância, entre seda azul do século XIX, móveis dourados, castiçais, retratos de George IV e Frederico, duque de Iorque ou uma mesa neoclássica. As paredes estão forradas com papel de parede vermelho que substituiu o azul original de 1844.

Em 2009, o jornal britânico The Telegraph descreveu a rotina da rainha quando recebe um convidado na icónica sala: Isabel II toca a uma campainha, o convidado é anunciado, entra e passa 10 minutos sozinho com a rainha, sendo depois acompanhado à saída por cinco dos seus funcionários.

Embora o nome 'Sala de 1844' remeta ao passado, em pleno século XXI, esta divisão permanece relevante.

Tags: nicolau i da rússia barack obama michelle obama xi jinping angelina jolie duque de iorque the telegraph rainha isabel ii família real
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!