Mundo

O 2.º aniversário do MAAT dura três dias

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia está de parabéns e celebra este 2.º aniversário tal como na inauguração: com o público, num open weekend nos próximos dias 5, 6 e 7.
Por Carolina Carvalho, 05.10.2018

Já passaram dois anos desde a abertura do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa) que tanto deu que falar em 2016: pelo edifício, que se revelou um terraço a 360º, pela reabilitação do passeio à beira-Tejo e por ser uma nova e importante aposta cultural da Fundação Edp na Arte Contemporânea. O Museu decidiu assinalar este aniversário com a casa cheia de público, como aconteceu há dois anos, por isso os próximos três dias de open weekend são um convite a todos os que se quiserem juntar à celebração.

Além de entradas gratuitas nos dias 5, 6 e 7, as novidades incluem 4 novas exposições e uma agenda de atividades recheada. Over the Flow é o nome da instalação do artista japonês Tadashi Kawamata que ocupa toda a Sala Oval do MAAt. A peça, criada especialmente para este espaço, consiste numa onda feita com objetos encontrados em praias da zona de Lisboa com a ajuda da Brigada do Mar. Uma rede cria o efeito de onda com 800 metros quadrados que pode (e deve!) ser vista de cima ou por baixo. Uma peça de Arte que começou a ser pensada há seis meses e construída há dois, utilizando apenas 1% das toneladas de lixo recolhido. Para visitar entre 5 de outubro e 1 de abril.

Na Central Tejo (o característico edifício do Museu da Eletricidade ali mesmo ao lado) há três novas exposições para descobrir. Uma nova edição do Artists’ Film International ocupa a Sala das Máquinas com sete vídeos escolhidos entre 18 propostas e sob o tema Verdade. A curadora convidada este ano é Maria do Mar Fazenda. Já o fotógrafo português André Príncipe tem a sua primeira exposição individual em Lisboa. Elefante é uma mostra pensada a partir da expressão "elefante no meio da sala" e o artista mergulhou no seu arquivo fotográfico, que vem construindo há mais de 20 anos, para apresentar um conjunto de 11 fotografias e um vídeo sobre um determinado tema, sem nunca o referir. O artista lança mesmo o desafio ao espectador, incentivando-o a descobrir qual é. A Língua Portuguesa entre Nós é uma exposição que viajou até Lisboa desde o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, no Brasil, e conta a história da língua portuguesa no mundo.

O programa de aniversário inclui visitas orientadas às exposições e oficinas para toda a família. As inscrições são feitas através do e-mail visitar.maat@edp.pt e o programa completo pode ser consultado aqui. O MAAT está aberto ao público entre as 11h e as 19h.

Tags: artes maat lisboa museu cultura. museu da eletricidade tejo aniversário exposições
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!