Mundo

May rejeita demitir-se e promete levar Brexit até ao fim

Fragilizada pela onda de demissões e críticas devido ao acordo alcançado com a UE para o Brexit, a primeira-ministra garantiu que a sua missão passa por cumprir a vontade popular e negociar o "melhor acordo possível".
Por David Santiago, 15.11.2018
No meio do furacão de críticas, demissões e movimentações com vista à sua destituição, Theresa May recusa demitir-se e assume-se como uma líder cujo objectivo "é tomar as decisões certas e não as decisões fáceis".

Nesse sentido, a primeira-ministra britânica promete cumprir o mandato popular resultante do referendo e que passa por garantir que o Reino Unido abandona a União Europeia às 23:00 de 29 de Março do próximo ano.

Foi uma primeira-ministra determinada que surgiu, com 25 minutos de atraso, numa conferência de imprensa convocada poucas horas antes. May começou por sublinhar que o cargo que ocupa na chefia do governo implica uma "pesada responsabilidade" que a própria assume e não enjeita. Responsabilidade essa que no momento actual implicava "construir a partir do zero" uma nova relação com a União que salvaguarde "o bem dos nosso filhos e netos".

Ante as diversas demissões já anunciadas de membros do seu executivo, a líder dos "tories", que garantiu não querer "julgar severamente" os seus agora ex-colegas de governo, frisou ter sempre colocado o "interesse nacional em primeiro lugar, não o do partido nem o meu interesse pessoal". 


Theresa May centrou a sua intervenção na importância que sempre deu a cumprir o "interesse nacional", o que, neste caso, passava por "honrar o voto do referendo" que ditou a vitória do Brexit. Para May, o acordo técnico alcançado com Bruxelas, e que resultou num turbilhão de acontecimentos ao longo desta quinta-feira, obrigou a que fosse tomadas "decisões difíceis e algumas vezes desconfortáveis", contudo  prometeu continuar a trabalhar no sentido de garantir "o melhor acordo possível". 



(Notícia em actualização)
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!