Mundo

Estreias do momento no cinema

Há pelo menos quatro filmes que vale a pena ir ver às salas de cinema portuguesas, este mês. Para além disso, um festival imperdível e uma ciclo de homenagem memorável.
Por Rita Silva Avelar, 01.02.2019
FILMES

Enigma obscuro

Escrito e realizado pelo iraniano Asghar Farhadi, Todos lo saben coloca Penélope Cruz no papel de Laura, uma espanhola a viver em Buenos Aires que viaja até à terra natal com a família (nos arredores de Madrid) para o casamento da irmã. Em pleno copo-d’água, a filha de Laura, Irene, desaparece misteriosamente e o argumento anda à volta deste acontecimento que parece não ter explicação nem desfecho. Paco (Javier Bardem), um amor antigo, é o único que se alia a Laura para descobrir o paradeiro de Irene. Estreia a 14.

Clássico americano

O filme biográfico Vice, de Adam McKay, conta como Dick Cheney (encarnado por Christian Bale) astutamente se tornou o homem mais poderoso na esfera da política americana (um poder que teve repercussões mundiais) na qualidade de vice-presidente de George W. Bush (Sam Rockwell). O filme ? que foi o preferido nos Globos de Ouro, tendo sido indicado para seis nomeações ? conta com Amy Adams no papel de Lynne Cheney, a não menos manipuladora mulher de Cheney. Estreia a 14.

Histórias ancestrais

Em Pássaros de Verão, realizado pelos colombianos Cristina Gallego e Ciro Guerra, é narrada a época de bonança que duas famílias indígenas, os nativos Wayuu, viveram com o tráfico de marijuana na Colômbia, nos anos 70. Uma história de tráfico ilegal que opõe tradições ancestrais a promessas por pagar com consequências fatais. O filme é apontado pela crítica como um dos melhores do ano. Natalia Reyes, Carmiña Martínez e José Acosta são as estrelas que fazem brilhar a história. Estreia a 13.

Rir à grande e à francesa

O comediante Kheiron realiza e protagoniza a comédia Mauvaises herbes ao lado dos atores Catherine Deneuve e André Dussollier. O argumento deste filme gira em torno de Wael (Kheiron), um ladrão de rua, e de Monique (Catherine Deneuve), mãe adotiva deste e a sua maior aliada nos golpes de carteiras. A vida corre naturalmente até que uma tentativa de roubo a Victor (André Dussollier), um antigo conhecido de Monique, leva Wael a tornar-se educador na escola onde este leciona e a lidar com seis jovens delinquentes em reabilitação escolar. Uma comédia emocionante com estreia marcada para 28.

Celebrar a literatura

Integrada no ciclo "Eça e Os Maias – Tudo o que tenho no saco", a exibição do filme Os Maias, de João Botelho (com Graciano Dias, Maria Flor, Filipe Vargas e estreado em 2014), acontece por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian. Mais de 130 anos após a publicação desta obra literária de Eça de Queirós, a Fundação "abre as portas" (e pela primeira vez, em Lisboa) ao espólio de fotografia, pintura, escultura, música, cinema, caricaturas, cartas, crónicas e peças pessoais de Eça de Queirós, sempre com Os Maias no eixo central da mostra. A exibição deste filme decorre a 16 de fevereiro, às 15h, no Auditório 3.

Cinema juvenil

A terceira edição do PLAY – Festival de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa decorre entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca Júnior, com coprodução da EGEAC. Durante nove dias, de 17 a 25 de fevereiro, o PLAY dedica uma programação a escolas e famílias, preenchida de filmes dedicados à animação infantil, com cerca de 80 sessões e mais de 100 filmes, um cineconcerto e vários ateliês de cinema. Da programação, que está dividida em quatro faixas etárias (um aos dois anos; três aos cinco; seis aos nove; e dez aos 13), destacamos o cineconcerto de Márcia e Tomara que musicam ao vivo um dos filmes mais cómicos de Charlie Chaplin, O Circo (Circus, 1928), a 17 de fevereiro, às 17h, na Sala 1 do Cinema São Jorge. Mais em playfest.pt

Tags: cinema roteiro cultura cinema são jorge cinema infantil e juvenil de lisboa penélope cruz javier bardem christian bale adam mckay sam rockwell filipe vargas cristina gallego catherine deneuve ciro guerra amy adams graciano dias andré dussollier charlie chaplin
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!