Mundo

Está a chegar o festival de cinema infantil

Os melhores filmes de todo o mundo para crianças e jovens serão exibidos na semana de 11 a 19 de Fevereiro de 2017 no Cinema S. Jorge e na Cinemateca Júnior de Lisboa.
Por Máxima, 25.01.2017
O "Play - Festival de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa" já tem o cartaz completo para esta que é a sua 4ª edição. As sessões dos melhores filmes infantis da atualidade (de curtas a longas metragens) serão exibidas de 11 a 19 de fevereiro, no Cinema S. Jorge e na Cinemateca Júnior de Lisboa.
Este ano destaca-se o Cine-Concerto de Noiserv (David Santos) no Cinema São Jorge (a 18 de Feveveiro, às 17h, na Sala 1 e por €7 a partir dos 6) e a reprodução do filme «Sherlock Holmes Jr.» de Buster Keaton (1924) acompanhado de música ao vivo, pelo artista David Santos. Nesta 4ª edição, o PLAY abre com a longa-metragem «Louis e Luca – A Grande Corrida do Queijo» (a 11 de Fevereiro, às 17h no Cinema São Jorge, a partir dos 6), uma história aliciante onde duas cidades têm como tradição competir numa corrida do queijo para resolver uma disputa. 

O festival também pretende transmitir uma mensagem ambiental, colocando por isso em destaque a longa-metragem «Irmãos do Vento» de Geraldo Olivares (11 de Fevereiro, às 14h30 e 18 de Fevereiro às 15h, a partir dos 6), que retrata a história de uma amizade entre Lukas e uma ave da qual cuida em segredo.

Uma outra novidade é a realização da Festa do Pijama, que decorre às 10 horas dos dias 11 e 18 de Fevereiro no Cinema São Jorge, e convida toda a família a comer panquecas, enquanto assiste de pijama a curtas metragens de 15 minutos. 
O programa do Play inclui ainda ateliers e workshops dedicados a cada categoria de idades, onde as crianças poderão aprender conceitos sobre o processo de criação cinematográfica.

Ilustração
A imagem da 4ª edição do Play é da autoria de João Fazenda, um ilustrador com vários prémios nacionais e internacionais, e que em 2015 venceu o Prémio Nacional de Ilustração com o seu livro «Dança».













Na sequência do crescimento do Play, que começou com uma crowdfunding e que no ano passado recebeu 10 mil pessoas (entre crianças e pais), o Play será itinerante em 2017 e levará a melhor seleção de filmes a outros pontos do país. Este ano, e como complemento ao Prémio do Público, haverá pela primeira vez no PLAY um prémio monetário de 1000€ para a melhor curta da seleção PLAY eleita pelo júri oficial do festival.
 Para o público escolar, as inscrições estão abertas aqui.
Tags: festival de cinema infantil e juvenil lisboa cinema s. jorge cinemateca júnior de lisboa david santos cinema são jorge
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!