Mundo

Elvira Fortunato recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação

A portuguesa quer instalar um laboratório onde espera poder desenvolver e apresentar um trabalho de referência internacional.
Por Andreia Rodrigues, 05.04.2018

Esta é a primeira vez que uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação é atribuída a Portugal. A bolsa, no valor de 3,5 milhões de euros, foi entregue à cientista Elvira Fortunato, que irá instalar um laboratório com o qual espera poder desenvolver e apresentar um trabalho de referência internacional. O financiamento corresponde a 3,5 milhões de euros.

O projeto vencedor, que foi, no ano passado, proposto pela cientista, intitula-se Multifunctional Digital Materials Platform for Smart Integrated Applications – DIGISMAT e propõe-se a fabricar os circuitos integrados e componentes eletrónicos utilizando materiais "amigos do ambiente com propriedades excecionais à nanoescala" e a desenvolver uma forma para que o mesmo dispositivo desempenhe mais do que uma função. "Será instalado um laboratório de nanocaracterização avançada, que esperamos vir também a ser uma referência internacional", lê-se no comunicado.

Elvira Fortunato, licenciada em Engenharia Física e dos Materiais, é atualmente dirigente do Centro de Investigação de Materiais do Laboratório Associado i3N. Em comunicado, afirmou que este é "um sonho tornado realidade".

Tags: conselho europeu de investigação elvira fortunato ciência e tecnologia centro de investigação de materiais do laboratório associado
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!