Culturas

Dia Mundial do Livro é celebrado com os versos de Sophia de Mello Breyner

As comemorações do Dia Mundial do Livro acontecem por todo o País e com as palavras da poeta.
Por Camila Lamartine, 23.04.2019

Assinala-se hoje, 23 de abril, O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído em 1995 pela UNESCO – dia em que morreu Cervantes e também nasceu Sheakspere.

Este ano, o Plano Nacional de Leitura 2027 promoverá em Lisboa a marcha "Manifesta-te pela Leitura", partindo da Praça Luís de Camões até o Largo do Chiado, com paragens para leituras em livrarias próximas como a Bertrand e a FNAC. A Casa Fernando Pessoa e o Amoreiras 360º Panoramic View apresentarão o recital "Coroai-me de rosas" que contará com a presença dos actores Teresa Coutinho, Miguel Loureiro e António Fonseca.

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros fará intervenções durante todo o mês de abril juntamente com as Bibliotecas de Lisboa. A iniciativa chama "Ler em Todo Lado" conta com leituras em grupo, concertos e leituras encenadas – uma delas acontecerá esta terça, 23, pelas 18h na Biblioteca Orlando Ribeiro e será um tributo à poeta Sophia de Mello de Breyner.

Sophia de Mello Breyner Andresen será, aliás, figura central das celebrações deste ano. As obras da poeta  foram traduzidas para diversos idiomas e Mello Breyner  recebeu prémios como o Prémio Camões (1999), o Prémio Poesia Max Jacob (2001) e o Prémio Rainha Sofia de Poesia, sendo a primeira vez que esta honra foi atribuída a um português. A escritora faleceu em 2014 aos 85 anos de idade.

Tags: dia mundia do livro sophia de mello breyner
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!