Mundo

Conde de la Corte, um refúgio a 3 horas de Lisboa

Fomos até Zafra, a ‘pequena Sevilha’ da região de Extremadura, conhecer um espaço onde o vintage encontra a tradição espanhola. O que «encontrámos» foi um fim de semana de puro sossego e descanso.
Por Máxima, 15.07.2016
Num fim de semana em que a temperatura apontava para os 36º, rumámos a terras espanholas, a partir de Lisboa, em direcção a Zafra - uma cidade situada na região de Extremadura, logo a seguir à fronteira portuguesa. No caminho até à cidade a que apelidam de «pequena Sevilha» fomos observando a transformação da paisagem que, tal como o clima, é muito semelhante à paisagem da região do Alentejo, em Portugal. O destino era um dos alojamentos da unidade hoteleira Vivedespacio, Conde de La Corte, uma casa-palácio que outrora foi casa senhorial, nesta que é também conhecida como uma cidade de forte ligação à atividade taurina.

Já em Zafra, no Conde de La Corte, somos recebidos com limonada fresca e uma decoração que é, logo à entrada, uma agradável conjugação do estilo vintage com motivos castelhanos. Ao olhar para cima vemos o claustro original da casa que, no século passado, pertenceu a Don Agustín María de Mendoza y Montero de Espinosa, o 6º Conde de La Corte. Uma casa por onde passaram inúmeros cavaleiros que em convívio festejavam as suas vitórias, cedo os encontramos em fotografias espalhadas pelo hotel, nos quartos e corredores do primeiro andar, assim como alguns artigos que lhes pertenceram, preservados nas vitrinas ou em cima dos móveis da sala de estar. Chama-nos a atenção a afluência da cor vermelha, o papel de parede em padrões florais, e os lindíssimos candeeiros vintage com um grau de elaboração incrível. O Conde de La Corte dispõe de um jardim cheio de flores e árvores, uma piscina sossegada, e pequenos espaços para relaxar por todo o hotel, como sofás ou cadeirões.

Pensado para desfrutar com calma, um fim de semana em Zafra leva à paragem obrigatória nas duas praças principais, a Praça Grande e a Praça Chica, nem que seja para observar a arquitectura dos locais, datada dos séculos XV e XVI respectivamente, mas sobretudo para tapear e ‘tomar unas copas’ nos restaurantes de rua com esplanada. Considerada uma cidade com um conjunto histórico-artístico de interesse nacional em 1965, Zafra tem vários monumentos que em si carregam caricatas histórias. Entre eles, destacam-se o Palácio dos Duques de Feria (século XV), hoje Albergue de Turismo; a Casa Grande, um edifício classicista; o Convento de Santa Clara (conhecido pela boa disposição das freiras que habitavam o espaço); a Casa do Aljimez, uma moradia do século XV (que, segundo os habitantes, é também conhecida por estar assombrada); o Convento do Rosário e o Convento de São Bento; e a Praceta do Pilar Redondo, onde pode visitar-se a casa-palácio Garcia de Toledo.

Passear por ruas emblemáticas como a rua Jerez, onde estão as notáveis moradias que venceram os prémios de melhor varanda com flores, também é uma forma descontraída de conhecer a verdadeira Zafra. Para além do programa cultural, também pode optar por ir a Zafra vivenciar duas das maiores festas de Espanha, a Feira Internacional de Gado e a Feira Regional do Campo Estremenho, que se realizam no início de outubro.

Outras das boas razões para visitar esta cidade é a gastronomia. A gastronomia é outro dos pontos fortes da zona, e se lhe mencionarem que o melhor foie gras do mundo é feito a uns escassos quilómetros da cidade, na quinta La Patería de Sousa, nós confirmamos que é verdade. Bem como o presunto pata negra, os chouriços, os queijos, e os vinhos – como por exemplo os vinhos da adega Pago Domblasco (situada em Salvatierra de los Barros) – que são produtos com fábricas de excelência nesta região.

Tudo a postos para seguir viagem? Por nós, e apesar do calor, voltávamos num ápice para mais três dias de puro relax, como quem diz para umas mini-férias a apenas três horas de distância.

Por Rita Silva Avelar
Tags: lisboa sevilha alentejo conde de la corte don agustín maría de mendoza espinosa praça grande praça chica palácio dos duques de feria albergue de turismo casa grande convento de santa clara
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!