Exposições

Arte ao ar livre

Enquanto o bom tempo permite a Arte não se limita a museus e salta para espaços exteriores, onde a Natureza e um passeio ao ar livre contribuem para uma experiência ainda mais rica. Temos cinco sugestões bem diferentes, tome nota!
Por Carolina Carvalho, 04.10.2019

Magia do vidro

Os Royal Botanic Gardens, em Kew (Londres), voltam a receber uma exposição de Dale Chihuly. Depois de uma primeira experiência, em 2005, que se revelou um sucesso com mais de 900 mil visitantes, o artista americano, de 77 anos, mestre na arte de trabalhar o vidro, exibe agora 32 peças espalhadas por 13 locais. A exposição Chihuly: Reflections on Nature passa por estufas, galerias e espaços abertos colocando as obras em diálogo com a natureza e criando efeitos de luz e cor impactantes. A exposição está incluída no bilhete de entrada nos jardins e pode ser visitada até 27 de outubro.

Chihuly: Reflections on Nature

Onde? Kew Gardens, Londres

Quando? De 13 de abril a 27 de outubro

 

Os mistérios das árvores

Em Paris, a Fundação Cartier é palco da exposição Trees (Árvores), um encontro de arte, ciência e ecologia que celebra a natureza através de desenhos, pinturas, fotografias, filmes e instalações, tanto de artistas como de comunidades indígenas de diferentes locais. Além da criatividade da arte, estão também em destaque o trabalho científico e a ameaça da desflorestação. A mostra estende-se até ao jardim da fundação e pode ser visitada até 10 de novembro.

Trees

Onde? Fundação Cartier, Paris

Quando? De 12 de julho a 10 de novembro

 

De Copenhaga para o Porto

Serralves é, na cidade do Porto, palco da primeira exposição de Olafur Eliasson (Copenhaga, 1967), em Portugal. As esculturas e instalações de grande escala do artista dinamarquês estarão expostas tanto no parque como no interior do museu, em diálogo com o espaço envolvente, na exposição Olafur Eliasson – O vosso/nosso futuro é agora, entre 31 de julho deste ano e 20 de junho de 2020.

Olafur Eliasson – O vosso/nosso futuro é agora

Onde? Serralves, Porto

Quando? De 31 de julho a 20 de junho de 2020

 

Caça à escultura

Os Jardins Boboli no Palácio Pitti (Florença) foram invadidos por esculturas de Tony Cragg (Liverpool, 1949). A exposição Tony Cragg at Boboli Gardens reúne 16 esculturas do artista que têm como inspiração a Natureza e que passam em revista as últimas duas décadas da carreira de Cragg, desde 1997 até à atualidade. As esculturas de grandes dimensões (géisers em aço, flores em resina e estalactites em bronze, por exemplo) estão espalhadas pelos vastos jardins, bem à vista de quem por lá passeia, e em diálogo com um espaço natural que tem séculos de história e que tem uma vista panorâmica sobre Florença. Tony Cragg é um conceituado artista inglês (entre outras distinções ganhou o Turner Prize em 1988) que entrou no mundo da arte na década de 1970 e trabalha atualmente na Alemanha.

Tony Cragg at Boboli Gardens

Onde? Giardino di Boboli, Florença

Quando? De 5 de maio a 27 de outubro

 

Passeando sobre Nova Iorque

High Line Park é hoje uma espécie de galeria de Natureza e Arte a céu aberto em Nova Iorque, mas a história deste espaço é antiga e controversa. Em meados do século XIX uma linha férrea ao nível da rua distribuía comida na parte Sul de Manhattan, mas por representar muito perigo para os peões, começou por ser patrulhada a pé e na década de 1920 começou a ser estudada a hipótese de ser criada uma linha férrea elevada e em 1933 circulou o primeiro comboio na nova plataforma. Na década de 1980 os comboios deixaram de circular e, depois de projetos para encerrar e demolir esta linha férrea, outros planos para a transformar num parque se sobrepuseram no novo milénio e hoje High Line Park é um local de referência. Até  março de 2020 um dos atrativos deste local é a exposição En plain air. O nome refere-se a uma prática francesa de meados do século XIX de pintar ao ar livre e inspira-se na no próprio local. A mostra reúne obras de oito artistas internacionais que abordam a prática da arte ao livre de diferentes perspectivas e uma selecção de obras à volta da Natureza.

En plain air

Onde? High Line Park, Nova Iorque

Quando? De abril de 2019 a março de 2020

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!