Mundo

Arroios Film Festival decorre em julho

São 90 filmes selecionados entre mais de 3200 candidaturas.
Por Máxima, 30.06.2016
Arroios Film Festival, projeto que vai decorrer entre os dias 1 e 8 de Julho na Escola Secundária de Camões e Mercado de Culturas (Mercado Forno do Tijolo), e cujo tema em destaque é a inclusão, pretende chegar a todos, sem preconceitos, aceitando e integrando as diferenças culturais, religiosas e políticas. O festival, com direção e realização do iraniano Reza Hajipour, tem por objetivo ser um local de encontro de culturas, formas de estar e de um conhecimento mais alargado sobre inclusão social no âmbito cinematográfico.

A organização do festival recebeu, entre março e abril, mais de 3200 inscrições nacionais e internacionais provenientes de países como Butão, Bahrein, Zimbabwe ou Quirguistão. E.U.A, Inglaterra e Irão lideraram a lista de inscrições e são também os que têm maior número de filmes em competição, juntando-se à lista curtas provenientes de Portugal, Brasil, Espanha, França e outros. A programação inclui uma mostra competitiva inédita de 54 curtas-metragens internacionais sobre o tema da inclusão, que terá lugar no Auditório Camões, e ainda uma mostra não competitiva e uma sessão infantil, onde serão exibidas 42 curtas-metragens no Mercado de Culturas. Reza Hajipour revela que “ a decisão final foi muito difícil, mas conseguimos eleger os melhores 96 filmes".

No final deverão ser entregues 4 prémios: Arroios Film Festival Special Award, no valor de 3 000 euros, Best fiction, Best documentary e Best animation, no valor de 1 500 euros cada prémio. Através da sétima arte ambiciona-se chegar ao maior número de pessoas possível, razão pela qual o festival tem projeção internacional. A Junta de Freguesia de Arroios é pioneira na realização de um festival de cinema desta natureza, querendo abranger a cultura dos seus intervenientes, a partir da questão micro-social até à macro-social, trazendo assim filmes de todo o mundo para a freguesia de Arroios.
Tags: arroios film festival escola secundária de camões e mercado de culturas mercado forno do tijolo reza hajipour zimbabwe inglaterra irão
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!