Culturas

Alexandria Ocasio-Cortez diz a Katie Bouman para defender o seu lugar na história

A congressista norte-americana celebrou o avanço tecnológico da especialista.
Por Inês Fernandes, 12.04.2019

Katie Bouman é a mulher por detrás da incrível imagem de um buraco negro, partilhada com o mundo na última quarta-feira, 10. Com apenas 29 anos, Bouman conseguiu criar um algoritmo que lê toda a informação necessária para a construção da imagem.

Esta é a primeira vez que se consegue ver um buraco negro. Para construir esta imagem, foi necessário criar uma rede global de oito telescópios capaz de processar toda a informação do buraco negro, que mede cerca de três milhões de vezes mais do que a Terra.

Alexandria Ocasio-Cortez, a mais recente congressista do distrito 14 de Nova Iorque, deu os parabéns aBaumon no Twitter:




Ocasio-Cortez tem uma forte presença nas redes sociais e é uma empenhada feminista, repetidamente sublinhando os avanços das mulheres e celebrando as descobertas femininas. Assim, não é surpresa que a congressista tenha celebrado esta descoberta, salientando ainda a importância deste desenvolvimento (feminino) no universo das STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Baumon passou os últimos três anos a desenvolver o algoritmo com o apoio de laboratórios de Harvard-Smithsonian e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!