Culturas

Ativista adolescente nomeada para Prémio Nobel da Paz

Greta Thunberg tem 16 anos, é sueca e luta contra as alterações climáticas.
Por Inês Fernandes, 14.03.2019

Voz proeminente em campanhas contra as alterações climáticas, a adolescente de 16 anos foi esta quarta-feira, 13, nomeada para o Nobel da Paz.

Três deputados suecos apontaram a jovem graças ao gigantesco movimento que Greta pôs em acção. "É um contributo muito importante para a paz", afirmou Freddy Andre Oevstegaard e dois outros deputados do Partido da Esquerda.

Greta incentivou os estudantes a marcharem contra a ineficácia política, incentivando até que faltem à escola como protesto contra a falta de ação dos líderes acerca das mudanças no clima. Este iniciativa espalhou-se um pouco por toda a Europa, com os jovens a acusarem os respetivos líderes políticos de tomarem poucas medidas contra o aquecimento global.

A jovem sueca já faz parte da lista da revista Time dos adolescentes mais influentes de 2018. Em dezembro do ano passado, Greta discursou na Conferência sobre as alterações climáticas da ONU, apontado a ineficácia de resolução da crise climática por parte dos líderes mundiais.

A ONU reportou que as temperaturas globais poderiam aumentar até 1,5º celsius o que, segundo os especialistas, levaria a consequências trágicas e irreversíveis para o planeta, tão cedo quanto no ano de 2030.  

O Comité Nobel Noruguês ainda não fez nenhum cometário, visto que as nomeações para 2019 tinham que ser entregues até 1 de fevereiro.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!