Dança

6 sugestões para apreciar bailado em casa

Assistir a espetáculos, visitar exposições e até praticar movimentos. É possível desfrutar do trabalho de algumas das companhias de bailado mais prestigiadas do mundo em casa. Reunimos seis ideias para disponíveis agora.
Por Carolina Carvalho, 22.04.2020

Aulas de ballet

Ernst Meisner foi bailarino e agora é coreógrafo e coordenador artístico da Junior Company do Nationale Opera & Ballet, em Amesterdão. Acompanhado pelo pianista Rex Lobo, Meisner está a dar aulas de ballet online que todos podemos acompanhar tanto no site do teatro, como no canal de Youtube da instituição. Veja aqui o site e aqui o canal de Youtube. O Opera Ballet também está a transmitir espetáculos online, como por exemplo A Bela Adormecida (disponível até ao dia 25 de abril) e o calendário pode ser visto aqui.

O Lago dos Cisnes

A Companhia Nacional de Bailado está a transmitir online espetáculos do seu arquivo. No respetivo site está online um espetáculo por semana e até ao dia 24 de abril (às 15:00) é possível ver, ou rever, o Lago dos Cisnes. Este espetáculo estreou em dezembro de 2017, tem coreografia de Fernando Duarte e conta com os bailarinos Filipa de Castro e Carlos Pinillos. Veja aqui. No site da Companhia também é possível encontrar uma série de vídeos com testemunhos de pessoas que participaram em obras da CNB. Para ver aqui.

Fashion Designers for Dance. From Chanel to Versace

Este é o nome de uma exposição no Centre National du Costume de Scéne em Moulins, França, que abriu ao público no final de novembro e estaria patente até ao dia 3 de maio, mas, enquanto o centro está fechado ao público, é possível acompanhá-la online através da plataforma Google Arts & Culture. A exposição reúne peças que criadores de moda fizeram especialmente para bailados. São cerca de 120 figurinos que percorrem os últimos 100 anos. Veja aqui.

Rotunda

O NYCB está a transmitir espetáculos do seu arquivo no site, no Facebook ou no canal de Youtube da instituição. O espetáculo Rotunda de Justin Peck e do New York City Ballet estreou no David H. Koch Theatre (no Lincoln Centre) no passado mês de fevereiro. Peck é coreógrafo e trabalha desde 2014 como residente no New York City Ballet. A música é do compositor americano Nico Muhly e foi encomendada especialmente para este bailado. Rotunda está disponível entre as 20h00 de dia 24 de abril e as 20h00 de dia 27 de abril (horas de Nova Iorque). Veja aqui. O New York City Ballet também vai começar a transmitir workshops online a partir de dia 23 de abril. Os workshops acontecem às terças e às quintas às 18:00 de Nova Iorque (mais cinco horas em Lisboa). O lugar de encontro é em sua casa e o site do NYCB com os artistas da companhia. Veja aqui.

Noureev à l’Ópéra de Paris

A Ópera de Paris presta homenagem ao bailarino e coreógrafo Rudolf Noureev (Nureyev) com esta exposição na plataforma Google Arts & Culture. O bailarino que nasceu na Sibéria e desertou, em 1961 (em plena Guerra Fria) para se tornar uma figura de referência no ocidente. Primeiro no Royal Ballet, em Londres, e depois no Paris Opera Ballet, companhia da qual foi diretor. Veja aqui.

A Hero of Our Time

O Teatro Bolshoi, em Moscovo, está encerrado ao público e, como tantas outras instituições, está a transmitir peças do seu arquivo no seu canal de Youtube. Além de música há, claro, espetáculos de ballet. No dia 24 de abril a transmissão é do bailado A Hero of Our Time, baseado no romance de Mikhail Lermontov de 1840, com coreografia de Yuri Possokhov e música de Ilya Demutsky. Conta a história do herói Pechorin que decide atravessar as montanhas do Cáucaso, mas pelo caminho há histórias de amor e traição. Este espetáculo estreou em julho de 2015 e tem uma duração de cerca de 2 horas e 45 minutos. As datas das transmissões podem ser consultadas na homepage do site do teatro e cada uma começa às 19h00 (hora de Moscovo) e fica disponível mais 24 horas depois do fim da transmissão. Veja aqui.

Tags: ballet dança bailado companhia nacional de bailado bolshoi streaming figurinos moda exposição amesterdão new york city ballet
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!