Moda

5 exposições de moda para explorar online agora

Museus fechados não são motivo para não ver exposições. As propostas online multiplicam-se e selecionamos cinco no universo da moda que pode "visitar" já e sem sair do sofá.
Por Carolina Carvalho, 24.04.2020

Christian Dior, Designer of Dreams at the Musée des Arts Décoratifs Documentário com os bastidores da exposição no Youtube

Patente entre 5 de julho de 2017 e 7 de janeiro de 2018, a exposição Christian Dior, Couturier du Rêve (o nome original) foi um verdadeiro sucesso. Atraiu milhares de visitantes ao museu parisiense e traduziu-se numa das celebrações do 70º aniversário que a marca assinalou em fevereiro de 2017. A exposição ocupou todos os espaços de exposições temporárias do museu e reuniu mais de 300 peças de alta costura, bem como vários outros acessórios e documentos. A montagem desta exposição pode ser acompanhada neste documentário (com duração de cerca de uma hora) que a maison Christian Dior proporciona no seu canal de Youtube.

Veja aqui.

Camp: Notes on Fashion Gallery Views

Visita guiada pela exposição Camp: Notes on Fashion com o curador Andrew Bolton no Youtube

A grande exposição de primavera do Costume Institute, no Metropolitan Museum de Nova Iorque, que abre, tradicionalmente, no início de maio com a famosa Met Gala foi adiada. As novas datas remetem a abertura para 29 de outubro até 7 de fevereiro de 2021. Até lá é possível fazer uma visita guiada pela exposição do ano passado – Camp: Notes on Fashion – com Andrew Bolton, o curador da exposição e do Costume Institute, no canal de Youtube do museu. A "visita" dura cerca de sete minutos e não é a única, há outras visitas guiadas por Bolton a anteriores exposições do Costume Institute no canal do Metropolitan Museum (The Met).

Veja aqui.

Helmut Newton: Early Years

Exposição online do Arquivo Condé Nast em Google Arts & Culture

O grupo editorial Condé Nast reúne mais de 50 títulos de revistas internacionais, o que proporciona um arquivo de cerca oito milhões de items, entre eles inúmeras fotografias assinadas por fotógrafos de referência de diferentes épocas, ao longo dos últimos 100 anos. No espaço do Condé Nast Archive na plataforma Google Arts & Culture podemos encontrar exposições online e uma delas é a Helmut Newton: Early Years. A mostra, de Ivan Shaw, passa em revista os primeiros anos de trabalho do fotógrafo alemão na Vogue através de 26 fotografias da década de 1970.

Veja aqui.

Spotlight on V&A Jewellery Collections

Viagem pela coleção de joalharia do Victoria & Albert Museum no site do museu

O Victoria & Albert Museum, em Londres, tem uma das maiores coleções de joalharia europeia do mundo, desde a antiguidade clássica até à atualidade. Conta 3 mil anos de história através de mais de 3 mil joias, há peças de diferentes períodos históricos, variados materiais e até peças de casas reais de épocas passadas. No site do museu esta coleção é apresentada num vídeo de 10 minutos que percorre algumas das peças chave em exibição.

Veja aqui.

I do! Wedding Dresses from 1800 – 2000

Exposição do Museu Nacional do Traje em Google Arts & Culture

A exposição que esteve em exibição no museu em 1996 pode ser "visitada" na plataforma da Google. Desde um par de trajes de noiva e noivo datados entre 1799 e 1804 até peças de criadores nacionais da década de 1990, estão reunidos mais de 50 vestidos organizados de forma cronológica. A exposição está toda legendada em inglês, mas é fácil perceber quais as épocas e inspirações de cada criação.

Veja aqui.

Tags: exposições moda joias fotografias victoria & albert museum christian dior museu das arts decorativas noivas museu do traje google arts & culture
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!