Culturas

15 momentos de Anna Karina no Cinema

Ícone da Nouvelle Vague, a atriz deixou-nos aos 79 anos, depois de lhe ter sido diagnosticado cancro.
Por Máxima, 15.12.2019

A atriz Anna Karina, conhecida pelos filmes de Jean-Luc Godard e ícone da Nouvelle Vague, morreu este sábado, dia 14 de dezembro, em Paris, vítima de cancro, avançou a agência France-Presse. A dinamarquesa Hanna Karin Barke Bayer, batizada Anna Karina por Coco Chanel, foi uma das musas do cinema contemporâneo francês dos anos 1960. Tinha 79 anos.

Anna Karina também foi cantora, destacando-se a colaboração com Serge Gainsbourg, e realizadora, sendo Vivre ensemble (1973) a primeira longa-metragem que escreveu, realizou e protagonizou. Contudo, ficará na memória dos cinéfilos pela sua participação em sete filmes de Godard, com quem partilhou o trabalho e a vida. Além de Godard, Anna Karina filmou com alguns dos mais importantes cineastas da história, nomeadamente Valerio Zurlini, Jacques Rivette, Luchino Visconti, George Cukor, Volker Schlöndorff, Rainer Werner Fassbinder.

Em maio deste ano, a atriz tinha sido convidada para estar presente no festival de cinema IndieLisboa, mas não participou por razões de saúde.

Tags: anna karina atriz nouvelle vague
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!