Especiais

Tudo o que precisa saber sobre o casamento da princesa Eugenie de York

A princesa Eugenie e Jack Brooksbank trocarão alianças na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, a 12 de outubro.
Por Aline Fernandez, 09.10.2018

A poucos dias do casamento da princesa Eugenie, filha dos duques de York e neta da rainha Isabel II, com Jack Brooksbank, embaixador da Casamigos, a empresa de tequila de George Clooney, Rande Gerber e Mike Meldman, reunimos tudo o que precisa de saber acerca da cerimónia.

O noivado

O pedido de casamento foi feito no início de janeiro de 2018, na Nicarágua. As fotografias oficiais do noivado foram tiradas na Picture Gallery, no Palácio de Buckingham, e divulgadas a 22 do mesmo mês. Nas imagens, a noiva está a usar um vestido floral da marca britânica Erdem combinado com uns sapatos Jimmy Choo.

O anel

O anel de noivado é uma safira rosa Padparadscha, rodeada por 12 diamantes mais pequenos. A joia foi avaliada em 100 mil libras, aproximadamente 112 mil euros.

O vestido

Já houve muita especulação sobre o vestido de noiva da princesa Eugenie. "Eu não disse a ninguém quem o está a desenhar, mas posso dizer que é um criador britânico. [O vestido] é um dos aspetos sobre o qual já tinha tomado decisões: assim que anunciámos o casamento, eu soube imediatamente qual o designer e o look que queria", declarou à Vogue britânica.

A tiara

Também é tradição que uma noiva real escolha uma tiara da coleção da sua família. Em maio, a duquesa de Sussex usou a tiara de bandeau de diamantes da rainha Mary, emprestada pela rainha. O jornal inglês Daily Mail escreveu que Eugenie deverá optar pela tiara de diamantes de York, feita especialmente para a sua mãe, Sarah Ferguson, por joalheiros da Garrard & Co., oferecida pela rainha e pelo príncipe Philip para ser usada no seu casamento, em 1986.

A cerimónia

O casal vai subir ao altar da Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, o mesmo onde o príncipe Harry e Meghan Markle casaram em maio. Na mesma igreja foram realizadas ainda as uniões do príncipe Carlos com Camilla Parker Bowles, do príncipe Edward com Sophie Rhys-Jones e de Peter Phillips, filho da princesa Ana, com Autumn Kelly. A cerimónia de casamento de Eugenie e Jack terá início na manhã de sexta-feira, 12 de outubro, e esperam-se 850 convidados.

O arcebispo de York, John Sentamu, escreveu uma oração especialmente para a cerimónia e o bispo David Connor, que também casou os duques de Sussex, conduzirá a cerimónia.

Música

O conhecido tenor italiano Andrea Bocelli atuará duas vezes. James Vivian, diretor musical da Capela de São Jorge, escreveu dois temas que serão cantados durante o serviço e os músicos da Orquestra Filarmónica Real também atuarão durante a cerimónia.

Padrinho e madrinha

Jack Brooksbank pediu a seu irmão, Thomas Brooksbank, para ser o seu padrinho de casamento e a princesa Eugenie pediu a sua irmã, a princesa Beatrice, para ser a sua madrinha.

As crianças que vão acompanhar Eugenie ao altar

Damas de Honor
Princesa Charlotte de Cambridge (3 anos), filha dos Duques de Cambridge, William e Kate.
Savannah Philips (7 anos), filha de Autumn Phillips e Peter Phillips.
Isla Philips (6 anos), filha de Autumn Phillips e Peter Phillips.
Mia Tindall (4 anos), filha de Zara Tindall e Mike Tindall.
Maud Windsor (5 anos), afilhada da princesa Eugenie, filha de lady Frederick Windsor e Lord Frederick Windsor.
Theodora Williams (6 anos), filha de Ayda Field e Robbie Williams
Pajens
Príncipe George de Cambridge (5 anos), filho dos Duques de Cambridge, William e Kate.
Louis de Givenchy (6 anos), filho de Zoe De Givenchy e Olivier De Givenchy.
Participações especiais
Lady Louise Mountbatten-Windsor (14 anos).
Visconde Severn (10 anos).

Convidados

A lista de convidados deve incluir nomes como George e Amal Clooney, Robbie e Ayda Williams e a família Beckham. Pode ser que vejamos também Cara Delevingne e Ellie Goulding por lá.

Ausências reais

Camilla, a duquesa de Cornwall, não irá ao casamento real. A mulher do príncipe Carlos já se havia comprometido com uma visita a uma escola na Escócia na mesma data. Outra possível ausência é a de Kate Middleton, já que a qualquer momento o bebé de Pippa, sua irmã mais nova, pode nascer.

Cortejo

Depois da cerimónia, os noivos percorrerão as ruas de Windsor numa carruagem, à semelhança do que fizeram Harry e Meghan. O trajeto passará pela Windsor High Street e pelos terrenos do Castelo de Windsor, partindo através da Castle Hill antes do regresso ao castelo pela Cambridge Gate.

Receção e festa

Após o cortejo, segue-se uma receção oferecida pela rainha, no Castelo de Windsor, para alguns convidados. De seguida, o casal fará o copo d’água no jardim da sua casa.

O bolo

Sophie Cabot é a responsável por confecionar o bolo do casamento real, que deverá ser de chocolate e red velvet, coberto com açúcar. "Estou incrivelmente animada por ter esta maravilhosa oportunidade de criar um bolo tão especial e único. Foi maravilhoso trabalhar com a princesa Eugenie e o Jack e realmente espero que eles aproveitem o bolo no dia", declarou Sophie.

Como assistir

A família real e o Duque de York transmitirão a cerimónia nos seus respetivos canais nas redes sociais a partir das 10h da manhã.

Família Real: YouTubeFacebook Twitter.

Os Duques de York: Facebook e Twitter.

Countdown

"Eu não estou de todo stressada", contou Eugenie à Vogue britânica de setembro 2018, numa entrevista conjunta com sua irmã, a princesa Beatrice. Claro que "é muito stressante, porque queremos que [o dia] seja perfeito, mas quando penso que vou ficar com a pessoa que amo para sempre, nada mais realmente importa". E a noiva parece já estar mesmo a contar os dias, já que o seu último post no Instagram é uma imagem da sua infância, em que aparece ao lado de Beatrice, as duas vestidas de damas de honor.

Ver esta publicação no Instagram

#tbt sisterly love

Uma publicação partilhada por Princess Eugenie (@princesseugenie) a

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!