Especiais

O fenómeno Beyoncé

Aos 37 anos já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente e é dona de 21 Grammys. O melhor prémio? Três filhos. Saudemo-la, hoje, no dia do seu aniversário.
Por Aline Fernandez, 04.09.2018

Domina os palcos com a música a correr-lhe nas veias e a dança a assentar-lhe perfeitamente nos pés. Ter a oportunidade de assistir a um dos seus concertos é comprovar o fenómeno mundial que Beyoncé provoca na sua "beyhive". Afinal, como se pode resistir a ser fã da cantora que conquistou o mundo inteiro?

Fora dos palcos também se destaca como atriz nos filmes Obsessiva (2009), Cadillac Records (2008), no qual encarna a cantora Etta James, e Dream Girls – Em Busca de um Sonho (2006), em que implicitamente retrata a vida da diva Diana Ross. E está sempre na vanguarda. Após lançar o seu primeiro visual album Beyoncé, em 2013, presenteou-nos com Lemonade, o álbum que mereceu o aplauso unânime da crítica como o melhor de 2017.

Cantora, bailarina, atriz e empresária – fundou a sua empresa, a Parkwood Entertainment, em 2008 –, estreou-se há dois anos no mundo da moda com a marca de roupas desportivas Ivy Park, numa colaboração com a Topshop. Beyoncé envolve-se regularmente na luta pela igualdade de género e no combate ao fim da discriminação racial, e apoiou veementemente, ao lado de Michelle Obama, uma campanha contra a obesidade infantil nos Estados Unidos.

É a diva dos superlativos. Já foi considerada uma das 100 personalidades mais influentes do mundo (e capa) pela revista Time. Foi a primeira mulher afro-americana a ser retratada para a capa da icónica edição de setembro da Vogue americana, em 2015, e voltou a ser a capa deste mês daquela revista dirigida, há 30 anos, por Anna Wintour. Atuou no festival Coachella em abril deste ano e sagrou-se como a primeira mulher negra a ser cabeça de cartaz. Por enquanto, já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente e foi galardoada com 21 Grammys.

No âmbito familiar, a ex-Destiny’s Child celebrou este ano o casamento de uma década com o rapper, compositor e produtor musical Jay-Z. O casal mais poderoso da atual indústria da música mantém uma relação muito discreta no que diz respeito à exposição dos seus filhos: Blue Ivy Carter, de 6 anos, e os gémeos Rumi e Sir Carter, de 1 ano. Contudo, os negócios funcionam muito bem em família – a primeira tournée mundial do casal fê-lo arrecadar 95 milhões de dólares (aproximadamente 82 milhões de euros) de bilheteira em apenas 20 espetáculos – e para comprovar voltaram a estar em digressão, este ano, com On The Run Tour II e surpreenderam os fãs ao lançarem Everything Is Love, o primeiro disco em conjunto.

Trinte e sete anos de idade, hoje celebrados, parecem pouco para Beyoncé que com o seu currículo continuará a fazer-nos cantarolar, de trás para a frente, os seus êxitos.
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!