Celebridades

Os 6 melhores videoclips da Sade para celebrar os seus 61 anos

E algumas curiosidades acerca da cantora também.

Foto: Sophie Muller
16 de janeiro de 2020 | Aline Fernandez

Diva do jazz e das canções de amor, Sade completa 61 anos e, para celebrar, reunimos 6 curiosidades acerca da cantora e 6 dos seus videoclips mais icónicos.

1- O verdadeiro nome de Sade é Helen. Helen Folasade Adu nasceu em Ibadan, na Nigéria, a 16 de janeiro de 1959. O pai nigeriano era professor universitário de economia e a mãe inglesa era enfermeira. O casal conheceu-se em Londres nos tempos de faculdade e mudou-se para a Nigéria pouco depois de se casar. Quando Helen nasceu ninguém a chamava pelo seu nome inglês e uma versão abreviada de Folasade acabou por transformar-se no seu nome artístico.

2- Aos quatro anos, após a separação dos pais, Sade mudou-se com a mãe e o irmão para Inglaterra, onde moravam com os avós nos arredores de Colchester, Essex.

3- Já em adolescente, viu os Jackson 5 no Rainbow Theatre em Finsbury Park, Londres, onde trabalhava atrás do bar nos fins de semana.

4- A música não foi a sua primeira escolha como carreira. Sade estudou Moda na Escola de Arte de St Martin’s, em Londres, e só começou a cantar depois de dois antigos amigos da escola com uma banda lhe pediram para ser vocalista.

5- Um tanto para sua surpresa, Sade descobriu que enquanto o canto a deixava nervosa, ela gostava de escrever músicas. Dois anos depois, superou o seu medo do palco e cantava regularmente com uma banda do norte de Londres chamada Pride.

6- Durante três anos, a partir de 1981, ela e os outros sete membros da banda fizeram um tour pelo Reino Unido. Foi nesse período que co-escreveu e cantou Smooth Operator, um dos seus maiores hits. As editoras queriam contratá-la, mas não o resto do Pride. Obstinadamente leal aos amigos, Sade recusou. Um ano e meio depois, assinou com a Epic Records – com a condição de levar consigo três companheiros, que ainda compõem a banda Sade: o saxofonista Stuart Matthewman, o tecladista Andrew Hale e o baixista Paul Spencer Denman. O baterista Paul Cooke juntou-se depois ao grupo.

Smooth Operator

No Ordinary Love

King of Sorrow

Cherish the Day

Soldier of Love

By Your Side

Saiba mais Sade, Sade Adu, videoclip, 61 anos, Helen Folasade Adu
Mais Lidas