Celebridades

Isabel II perdeu um grande amigo no dia do funeral do príncipe Philip

A monarca faz também o luto de Michael Oswald, que morreu no último sábado.

Isabel II com o amigo, Michael Oswald
Isabel II com o amigo, Michael Oswald Foto: Getty Images
21 de abril de 2021 | Marta Vieira

Ao longo do seu extenso reinado – foi coroada em 1953, há quase 68 anos – a rainha Isabel II esteve em inúmeros funerais de pessoas que lhe são próximas. Como é o caso da sua irmã, a princesa Margarida em 2002 e da rainha mãe no mesmo ano, ou mesmo da princesa Diana, mãe dos seus netos William e Harry, em 1997.

Nos últimos dias, a rainha perdeu o marido, o príncipe Philip, que aos 99 anos, e já num estado de saúde delicado, faleceu em casa, no Castelo de Windsor. A cerimónia fúnebre aconteceu no último sábado, 17 de abril, e foi muito limitada por causa da covid-19.

Sabe-se agora que nesse mesmo dia morreu um amigo muito próximo da família e da rainha em particular, Michael Oswald, que em 2020 havia sido enaltecido com a Grã-Cruz da Ordem Real Vitoriana, pelos seus serviços e dedicação à monarquia britânica. Oswald era conselheiro da rainha em matérias de corrida de cavalos e faleceu aos 86 anos e após doença prolongada. O apreço da monarca pela arte equestre é conhecido, bem como a tradição das corridas na Grã-Bretanha.

Mas quem era Oswald? Começou por supervisionar o tratamento e a criação dos cavalos de corrida da família em 1969 enquanto manager da Royal Studs, cargo que manteve durante 28 anos, antes de ser promovido a diretor. Aposentou-se em 1999 mas a sua ligação à família real manteve-se, tornando-se conselheiro de corridas da rainha mãe, até ao falecimento desta, e mais tarde conselheiro de salto da rainha Isabel II.

Leia também

É descrito pela família e colegas como alguém maravilhado pelo seu trabalho. Viajou pelo país inteiro para assistir a corridas, mesmo enquanto octogenário. Será, sem dúvida, mais uma recordação bonita na vida da rainha Isabel II, que perdeu demasiadas pessoas importantes em tão pouco tempo.

Leia também
Saiba mais Isabel II, Philip, Harry, Diana, William, Michael Oswald, realeza, morte
Mais Lidas
Televisão Halston, o homem que inventou a moda americana

Foi o rei da Nova Iorque dos anos 70, quando mulheres como Jackie Kennedy ou Bianca Jagger não dispensavam as suas criações, tão minimalistas como sensuais. Halston inspirou uma minissérie da Netflix, com Ewan McGregor no principal papel.