Casamentos

Álbum de fotografias: o casamento de Maria Guedes

Convidamos a blogger Maria Guedes a partilhar com a Máxima as imagens e memórias do seu dia de casamento.
Por Carolina Carvalho, 12.06.2017

Maria e Miguel

"Já estamos juntos há um tempo, quando nos casámos tínhamos um filho com 2 anos (o Manel) e agora temos também a Pia. A nossa vida já era de casados, falávamos às vezes na ideia de fazer uma festa para celebrar a nossa relação (talvez daqui a uns anos) mas o Miguel pediu-me em casamento em 2013 (numa enorme surpresa, com um super planeamento por trás)". Conta Maria Guedes, a autora do blog Stylista e a noiva surpreendida. "Nesse dia decidimos que 2014 seria o ano para festejarmos o facto de estarmos juntos e felizes." E assim foi! Conheceram-se nos Santos Populares há uns anos atrás e Maria conta que "Foi o timing perfeito e a pessoa perfeita, para os dois!". Casaram-se na quinta da família do noivo, em Setúbal, a 30 de agosto e ao sabor do fim das férias de verão numa festa marcada pela descontracção "Não havia lugares marcados nem pratos servidos; cada pessoa ia buscar o seu vinho e os seus pratos, tivemos uma banda muito animada que pôs toda a gente a cantar e dançar, uma dupla de fotógrafos que procurou apanhar todos os momentos sem que déssemos por isso, um DJ australiano muito doido, sessões de cantoria de alguns convidados que não resistiram e juntaram-se à banda, alguns mergulhos a meio da noite... e claro, todas as pessoas de quem nós mais gostamos connosco." 

Organização do casamento

"organização ficou do nosso lado; eu tratei dos aspectos mais visuais - vestidos, flores, decoração, fotografia - e o Miguel ficou com a parte do catering, som, audiovisuais, iluminação, bar e música. Para orquestrar todo o evento tivemos a ajuda da nossa amiga Madalena Seabra e da Festa Aluga."

Vestido de noiva

"Os vestidos - o comprido e o curto - foram desenhados por mim. Fiz desenho e confecção de vestidos de noiva durante sete anos, juntamente com um atelier com quem continuo a trabalhar. Em 2014 decidi que o meu vestido seria o último.

Para o vestido comprido quis que a parte de cima tivesse um efeito 'top' leve e, ainda que prefira vestidos mais fluídos, não resisti à saia 'princesa' com saiote e armação. Achei mais divertido assim! Comprei uma seda natural muito bonita - metros e metros - e mandei fazer o efeito 'harmónica' (uma espécie de plissado) no vestido todo. O vestido curto era uma réplica do meu modelo best-seller (dos tempos de confecção) para madrinhas e convidadas. A única diferença é que este era branco - um tom creme rosado - e que as flores em chiffon e organza aplicadas ao longo do decote eram mais vistosas."

Acessórios

"Usei no cabelo 3 travessões da família do Miguel - usados por todas as mulheres da família em casamentos e debutes - que são verdadeiras relíquias, os brincos preferidos da minha avó, uma pulseira fina com umas bolinhas de ouro oferecida na véspera por uma grande amiga, e o anel de noivado. Usei também umas sandálias altíssimas que me destruiram os pés...!"

E quais os requisitos da sua maquilhagem?

"Pele luminosa e fresca, maquilhagem de longa duração."

E em relação aos looks das crianças das alianças?

"Fui eu também que tratei das roupas dos miúdos. Para as meninas um vestido parecido com o 'top' do meu vestido feito em linho natural. Para os rapazes uma camisa de linho e calções em algodão branco. Foi perfeito porque esteve um calor impossível! Todos calçaram alpercatas brancas e as meninas usaram coroas de flores naturais feitas pela Graça O'Neill, que é tia do Miguel e que tratou - com o seu bom gosto irrepreensível - de todos os arranjos florais. Todos eles usaram também um fio azul escuro com uma cruz de cor turquesa, feitos pela minha sobrinha Vera, na altura com nove anos."

As tradições

"Não são tradições importantes para mim mas, tive algo novo, o vestido; algo velho, as jóias; algo emprestado, também as jóias; algo azul, os brincos com águas marinhas, da minha avó, e o próprio anel de noivado com um safira."

Qual o significado das flores do bouquet?

"Escolhi as flores pela sua beleza, quis que fossem em tons claros e de aspecto mais delicado, tanto no bouquet como nos restantes arranjos. Preferi rosas."

E quanto a todas as outras flores da cerimónia?

"Também escolhi pelas cores; queria muito uma composição em tons creme, rosa, pêssego, amarelo... A Graça O'Neill criou uma harmonia perfeita quando misturou estas rosas com outras plantas mais simples. Havia diversidade e cor, com a quantidade certa de elegância e delicadeza." 

Fale-nos do copo de água e, claro, do bolo.

"Não houve bolo! Ainda pensei nisso mas as minhas 'fornecedoras' preferidas estavam de férias e por isso, e por achar que podíamos perfeitamente substituir esse momento por outro, anulámos o momento Bolo dos Noivos. Em vez disso, desligámos a música ambiente, fomos para a pista de dança, começou a passar a 'nossa' música (I'll Try Anything Once, The Strokes, acústico) os convidados levantaram- se e vieram para junto de nós, eu fiz um mini discurso, o Miguel fez um discurso maior (e mais emocional!), os empregados trouxeram champanhe para toda a gente, foram distribuídos balões de LED e foguetes de confetti, e o discurso acabou com um boom!: copos em tchim-tchim, balões iluminados a encher o céu e muito confetti por todo o lado, ao som do 'Today' dos Smashing Pumpkins

O cocktail e jantar estiveram a cargo de um amigo nosso - o Francisco Amado - que fez um excelente trabalho. A comida tinha que ser leve e simples - para este formato 'festa de jardim', no calor do verão e em registo buffet - e foi muito elogiada."

Uma vez que é blogger e postou as fotos que feedback teve?

"Um dos pedidos que diz à dupla de fotógrafos - da Love is My Favorite Color - foi que me dessem uma selecção de fotografias para publicar logo a seguir ao casamento. As pessoas que me seguem acompanharam os meus preparativos, os meus mood boards, as minhas ideias, a minha ansiedade, e evidentemente fazia todo o sentido mostrar uma selecção - mais decorativa - do resultado final. Mais tarde publiquei outros momentos mais emocionais que foram também muito bem recebidos. Foi óptimo ir publicando o projecto-casamento ao longo dos meses que o antecederam, porque tive também muita ajuda das pessoas que visitam o blog; muitas sugestões e contactos." 

Veja mais detalhes no nosso Guia Casamentos
Tags: casamentos blog noiva vestido festa maria guedes álbum fotografia
Partilhar
Ver comentários
Máxima Casamentos
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!