Saúde

Controlar a ansiedade na hora do voo

Saiba o que fazer antes e durante o voo para deixar a ansiedade em terra.
Por Carolina Veiga, 06.09.2018

Pensar no destino, marcar o voo, fazer as malas e partir? Parece simples. Se para uns o aeroporto, o avião e a viagem é algo que os fascina, para outros isso é um tanto assustador. Nem sempre por medo das alturas ou do próprio avião, mas sim da extrema ansiedade que sentem na hora de "voar". Falámos com a psicóloga Fátima Barreto e aqui estão algumas das suas sugestões sobre como lidar com a ansiedade na hora do voo.

  1.   Programe, planeie e organize

"Quanto mais cedo a viagem for planeada, organizada e programada, mais tempo terá para, gradualmente, se preparar para ela."

  1.   Continue a sua rotina

"É importante que não deixe que a ansiedade altere a sua rotina. Quanto maior for a interferência do acontecimento na sua vida, maior será a intensidade da ansiedade."

  1.   Distraia-se

"Arranjar uma distracção, como ver um filme, ouvir música ou ler, para que se consiga abstrair da realidade"

  1.   Pensamentos positivos

"Pensar em situações e experiências positivas que prevaleçam sobre os pensamentos negativos que tem durante o voo."

  1.   Conheça-se!

"Quanto melhor se conhecer, a si e às suas fragilidade e medos, maior é a eficácia do controlo sobre eles. É sabermos o que nos preocupa para conseguirmos contornar esses sentimentos de forma mais eficaz."

Uma ajuda preciosa

Por ansiedade entenda-se "uma antecipação de uma ameaça futura, muitas vezes provocada por experiências anteriores, sejam elas reais ou experienciadas pelo próprio ou não". Mas, em todo o caso, a TAP quer ajudá-lo. O projeto Ganhar Asas da transportadora aérea nacional é um programa destinado a pessoas que têm medo, ansiedade, nervosismo ou desconforto quando se fala em andar de avião. Uma iniciativa que volta este ano, nos dias 27, 28 e 29 de setembro e nos dias 15, 16 e 17 de novembro, com um mínimo de 12 participantes e conta com uma sessão no simulador de voo, uma visita a um avião em manutenção e um voo Lisboa-Madrid-Lisboa com a equipa técnica. Em relação aos preços, há uma consulta de avaliação que ronda os €75, enquanto o curso completo fica por €450. Tudo o que tem de fazer é ir à página do Ganhar Asas Tap Air Portugal, inscrever-se e deixar o seu medo em terra bem firme.  

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!