Sexo

Maca, o superalimento afrodisíaco mais procurado do momento

Saiba mais sobre este superalimento popularizado no Instagram, nas contas de alimentação e vida saudável.
Por Andreia Rodrigues, 05.03.2018
Também conhecida como ginseng peruano, a maca cresce nas montanhas dos Andes, no Peru, há pelo menos três mil anos. Agora, no Instagram, vemo-la a ser adicionada em pó, no café, batidos e até na confeção de guacamole ou húmus.

A maioria das pessoas consome-a em pó e, segundo dados nutricionais, meia colher de chá de maca tem cerca de 10% das necessidades diárias de ferro, 10% da vitamina C recomendada e cerca de 15% da necessidade de cobre. A maca é também um remédio tradicional, usado para tratar a anemia e síndrome de fadiga crónica. Diz-se que aumenta a energia e melhora a performance atlética.

Recentemente, a maca tem também sido relacionada com o aumento do desejo sexual. Segundo Salena Zanotti, ginecologista e obstetra, em entrevista à Women’s Health norte-americana, a falta de apetite sexual afeta de 36 a 50% das mulheres.

Ora, Christy Brisette, presidente da 80 Twenty Nutrition, referiu à mesma publicação que, de acordo com alguns estudos, homens e mulheres verificaram um aumento da libido depois de tomarem 1,5 a 3 gramas de maca por dia, durante um a seis meses.

No entanto, estes são ainda recentes e "não há ainda grandes estudos que mostrem que a maca aumenta de forma consistente o desejo sexual", afirma Zanotti. Para casais que pretendam melhorar a vida sexual, a ginecologista sugere que falem primeiro com o seu médico para tentarem perceber a causa da falta de apetite sexual, que pode estar relacionada com medicamentos, stress ou ansiedade, por exemplo. Caso não haja nenhuma patologia, Zanotti diz que não há problema em que os pacientes experimentem opções naturais e que "não parecem existir efeitos secundários significantes derivados do seu uso".

 

 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!