Notícias

É viciado em reality shows? Este estudo explica porquê

Talvez nunca os venha a defender, mas pode deixar de esconder que os vê, como se fosse um ato ilícito.
Por Andreia Rodrigues, 07.02.2018
Do mais recente Secret Story ao antigo Big Brother, a televisão portuguesa tem sido recheada de reality shows nos últimos anos. E, com base nas audiências que têm, este tipo de formato é para durar. Apesar de muitos menosprezarem e criticarem estes programas, certo é que grande parte da população os segue, mesmo que não admita.

Segundo um estudo recente publicado na revista Psychology Today, os reality shows criam dependência. A maioria dos estudos citados na publicação explica que os reality shows foram criados, em parte, para satisfazer uma sede voyeurista e que o seu consumo diz muito sobre a personalidade das pessoas. Outro dos sociólogos mencionados no estudo sustenta que os protagonistas desses formatos nem sempre são "pessoas normais", mas supõem uma "super-representação social", o que os torna divertidos e provocadores de situações surreais.
Outra teoria defende que vemos reality shows para procurar emoções. Isso não significa que a nossa vida seja aborrecida, mas em alturas em que não há muito a acontecer, precisamos de experienciar esse drama através dos outros.

Segundo a Psychology Today, a maioria dos telespectadores percebe que os participantes não são só eles próprios, mas também estão a representar papéis, o que pode gerar drama exagerado para apimentar o programa. Mas atenção: o consumo excessivo de reality shows tem também efeitos negativos, tal como acontece com as redes sociais. Os reality shows são ricos em grandes paixões e experiências emocionantes. Se estivermos a passar por um período emocional instável, esquecendo-nos de que estes programas são escritos ou editados, isso pode trazer consequências ao nível do stress e da ansiedade.
 
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!