Nutrição

Comer vegetais e folhas verdes pode prevenir a demência

Um estudo da Universidade de Chicago comprova que os idosos que comiam uma porção de espinafres, couve, repolho cozido ou alface diariamente tinham cérebros equivalentes aos de pessoas 11 anos mais jovens.
Por Aline Fernandez, 22.12.2017

Conhecemos muitos dos benefícios de uma alimentação saudável, mas a nova descoberta do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, nos Estados Unidos, vem agora confirmar que ingerir diariamente vegetais e folhas verdes pode impedir (ou pelo menos adiar) a demência.

O estudo foi realizado com pessoas mais velhas e demonstrou que as que comiam uma porção de folhas verdes diariamente tinham cérebros equivalentes aos de pessoas 11 anos mais jovens. O texto foi publicado na American Academy of Neurology.

"Adicionar uma porção diária de vegetais e folhas verdes à sua dieta pode ser uma maneira simples de ajudar a promover a saúde cerebral", afirma Martha Morris, doutora em Ciência que liderou o estudo e é epidemiologista nutricional na Rush. E prossegue: "Continua a haver aumentos acentuados na percentagem de pessoas com demência, já que os grupos etários mais velhos continuam a crescer em número. Estratégias efetivas para prevenir a demência são criticamente necessárias."

A porção equivale a cerca de 100 gramas de espinafres, couve ou repolho cozido ou cerca de 200 gramas de alface. Contudo, aqueles que obtiveram os melhores testes de memória e inteligência comeram em média 1,3 porções por dia.

A conclusão foi resultado da análise dos hábitos alimentares de 960 pessoas com idade média de 81 anos e que não apresentavam sinais de demência. A pesquisa levou, em média, 4,7 anos, e foram realizados testes anuais de pensamento e de memória.

Martha Morris alerta que o estudo não prova que comer estes alimentos impeça a demência, nem que os resultados se aplicam a adultos mais novos e a pessoas de diferentes grupos étnicos.

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