Beleza / Wellness

A água com gás ajuda a emagrecer ou engorda? Os mitos associados a esta bebida

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional. Será mesmo verdade que a água com gás tem todas estas virtudes?

Foto: Promising Young Woman
06 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar

Há vários mitos associados à alimentação e este é mais um deles. Por exemplo, será que a água com gás depois das refeições ajuda mesmo à digestão? "As bolhas, e mais particularmente o CO2, permitem uma melhor evacuação gástrica e, portanto, uma melhor digestão", confirma o nutricionista Jean-Michel Lecerf, ao site da Madame Figaro, num artigo sobre o tema. O especialista valida que a água com gás melhora a digestão na maior parte dos casos.

Já o mito de que se deve evitar beber este tipo de água durante as refeições é falso."Durante a refeição sentimos inchaço porque comemos muito e muito rápido, não por causa das bolhas", indica a médica nutricionista Alexandra Dalu, à mesma publicação. Segundo a nutricionista, "beber água na hora de comer é até benéfico, pois aumenta a sensação de saciedade e, com isso, permite comer menos."

Por fim, e este talvez seja o maior mito: é verdade que beber água gaseificada ajuda a perder peso? Sim e não. Beber água com gás durante uma refeição envia um sinal de saciedade ao cérebro, o que nos impede de continuar a comer quando não temos mais fome. Segundo Lecerf, é nesse sentido que a água pode contribuir para o emagrecimento e também "porque acelera o trânsito intestinal", acrescenta. Mas a informação é válida tanto para água com gás como para água sem gás.

Segundo Alexandra Dalu, são mais os minerais contidos na água com gás que ajudam a emagrecer: "Esta é rica em magnésio e bicarbonato, elementos que reduzem a absorção de gordura. Além disso, eles reduzem a acidez do organismo (provocada pela ingestão de 
de carne, peixe, doces, junk foodque promove o aumento de peso." Para outra nutricionista, Alexandra Murcier, também no mesmo artigo da Madame Figaro, a água com gás não ajuda ao emagrecimento, pelo contrário. "Pelo sal que contém, aumenta o apetite e promove a retenção de água".

Leia também
Saiba mais Àgua com gas, emagrecer, Àgua gaseificada, Teorias, CO2, Jean-Michel Lecerf, Madame Figaro, Alexandra Dalu, saúde, economia, negócios e finanças
Mais Lidas