Beleza / Wellness

Mito ou realidade. Dormir com o telemóvel é perigoso para a saúde?

A luz azul tem consequências nocivas para o nosso ritmo circadiano. Mas há mais...

Foto: Marcus Aurelius / Pexels
19 de abril de 2022 Máxima
Os telemóveis entraram nas nossas vidas para ficar. E quando consultados durante horas a fio podem causar um subtil cansaço mental facilmente confundido com o ritmo diário de trabalho e vida social. É aquele pequeno inimigo que parece inofensivo, mas que causa danos sérios seja de dia ou de noite.

E se os "gurus" do sono e do feng shui já nos têm avisado que é bom deixar o telemóvel de lado pelo menos uma a duas horas antes de dormir, agora os especialista também alertam para outras consequências. Primeiras? Roubam-nos horas de sonoSeja no Instagram ou no e-mail, os telemóveis perto da cama, na mesa de cabeceira ou na almofada, podem provocar um desejo compulsivo de continuarmos em atualização, verificando, respondendo, lendo, fazendo scroll, posts ou até jogar. É uma sensação boa e há uma oportunidade ilimitada para estimulação adicional, mas que possivelmente faz com que o tempo passe mais "rápido" e as horas de sono reduzam.

Além disso, a luz do ecrã do telemóvel (mas também pode ser tablet ou computador) pode afetar a nossa capacidade de adormecer. Pequenas quantidades de luz artificial vindas do ecrã podem causar interferências no nosso ritmo circadiano. "Verificar o seu telefone estimula o cérebro para estarmos mais ativos e acordados", explica a médica americana especialista no sono Harneet Walia, no seu site. "Mesmo apenas uma simples verificação rápida pode envolver o seu cérebro e atrasar o sono".

Há malefícios na luz azul. A luz azul que os smartphones emitem não só é má para a visão, como também é nociva para o cérebro. Numa das suas investigações, esta médica encontrou uma correlação entre os níveis suprimidos de melatonina e a exposição à luz azul. A melatonina é uma hormona responsável pelo controlo do seu ciclo sono-vigília. Por isso, quando o seu corpo fica com pouco sono, pode sentir insónia, cansaço durante o dia e irritabilidade.

Embora não exista sustentação científica suficiente para afirmarmos isto, alguns especialistas expressam preocupação com o impacto dos campos eletromagnéticos no nosso cérebro. Essas preocupações incluem riscos aumentados de tumores cerebrais (principalmente no lado da cabeça onde o telefone é mantido) ou impactos na fertilidade.
Saiba mais
Beleza, Educação, Wellness, Sono, Dormir, Telemóvel
Leia também
As Mais Lidas