Beleza / Wellness

Chá Oolong: será este o segredo da longevidade?

Na Ásia é um sucesso e garantem que queima calorias sem dar por isso.

08 de fevereiro de 2018 | Andreia Rodrigues
Já sabemos que para ficar em forma é essencial comer bem e fazer exercício físico. Mas se incluir as práticas de dormir oito horas diárias e beber água, mais resultados terá, não só na forma física como na saúde. Se acha que a água natural é aborrecida, há várias alternativas, nomeadamente o chá. Há o chá de hibisco, que evita a retenção de líquidos e a acumulação de gorduras, o de gengibre, que ajuda na digestão, diminui a sensação de barriga inchada e acelera o metabolismo, e o chá de jasmim.

Se não gosta de nenhum dos referidos acima, ou se procura experimentar outro, há uma novidade no mundo das infusões que vale, pelo menos, uma tentativa. Chama-se chá oolong. Os asiáticos são especialmente fãs e apelidam-no de "chá da longevidade". Antes de conhecer os benefícios, saiba que este é um chá semifermentado e semioxidado e fica entre o chá preto e o chá verde.

Para começar, o chá oolong tem enzimas que ajudam o organismo a utilizar a gordura como fonte energética. Tem também um efeito alcalinizante, ou seja, reduz a inflamação do sistema digestivo. Fortalece o sistema imunológico graças aos flavonoides antioxidantes, que têm propriedades anticancerígenas e estimulam a produção de antiproteínas bacterianas, que combatem as infeções. Também fornece energia, melhora o estado de alerta e torna o pensamento mais rápido. Pode encontrá-lo à venda no Celeiro e em ervanárias.
Foto: @esinsilia
1 de 2
Foto: @songofstyle
2 de 2
Saiba mais chá de oolong, chá, vida saudável, queima gordura, manter a forma
Relacionadas

Os 15 frutos mais ricos em água

O nosso corpo é 70% composto por água. Por isso, é essencial que a ingira, para manter o bom funcionamento do organismo, seja bebendo ou até comendo fruta. E se pensa que a melancia é o fruto com mais água, então veja a fotogaleria.

5 alimentos saudáveis que devíamos comer sempre

Detox com sumos, contagem de calorias, alimentação paleo, redução de hidratos, dieta alcalina – as novidades milagrosas continuam a chegar até nós como flechas, mas só acabam por nos atordoar. O que devemos comer afinal? Fomos descobrir.

10 Conselhos Para Um Almoço Equilibrado

Conversámos com Rita Rocha de Macedo, nutricionista e autora do novo livro Mais Receitas da Dieta Prática, que nos diz como comer bem ao almoço, sem arruinar o número na balança.

Mais Lidas