Beleza / Tendências

Como fazer um lifting manual em casa

Antes de aplicar os seus produtos de eleição, as técnicas de massagem são perfeitas para ajudar a refirmar e suavizar a pele.

03 de abril de 2020 | Carolina Silva

Falámos com a terapeuta Vera Fernandes que nos sugeriu algumas técnicas de automassagem facial em casa. Enquanto complemento aos tratamentos de rosto habituais, a técnica de massagem utilizada "ajuda a desintoxicar a pele, estimula o colagénio e relaxa os músculos faciais, além de deixar a pele mais tonificada e suavizar as rugas de expressão", explica.

As recomendações são de que a pele esteja perfeitamente limpa antes de proceder à massagem. Apesar de recomendar os produtos que utiliza da Gernétic, esta técnica pode ser utilizada com quaisquer cremes disponíveis em casa, adequados ao seu tipo de pele.

Vera refere que, "apesar de usar muitas vezes uma ventosa específica para o rosto, qualquer pessoa pode fazer esta automassagem com as mãos, colocando alguma pressão para poder trabalhar os músculos do rosto. Cada manobra deve ser repetida entre 5 a 10 vezes.

Os passos para o lifting facial manual são os seguintes:

1. Abrir os gânglios linfáticos supracaviculares e do pescoço (laterais do pescoço) com ligeiras pressões
2. Começar o mini lifting manual com as pontas das duas mãos no queixo e fazer deslizamentos laterais no oval do rosto desde o queixo até às orelhas
3. Com o polegar no canto externo dos lábios, e o indicador no trago da orelha, avance com o polegar em direcção à orelha fazendo pinçamentos
4. Para o cuidado do contorno dos olhos, utilize a ponta do dedo do meio e do anelar e pressione a zona orbicular começando na zona interna fazendo movimentos alisadores até às têmporas   
5. Proceda a um movimento de levantamento do masseter (zona do maxilar) utilizando as duas palmas das mãos alternadamente em movimentos ascendentes, desde o queixo até às têmporas
6. A modelagem do rosto faz-se com um movimento único de deslizamento com a pressão de ambas as palmas das mãos
7. Segue-se o tratamento de olhos na zona supraciliar (sobrancelhas) em pinçamentos desde o canto interno da sobrancelha ao canto externo
8. Depois, o alisamento de ruga piramidal, situada entre os olhos, com movimentos de dentro para fora
9. Utilizando os dois dedos, faça um alisamento da zona inferior do contorno dos olhos, desde o canto interno até ao canto externo, e um levantamento frontal e orbicular dos olhos.
Foto: Unsplash
1 de 1
Saiba mais produtos, rosto, refirmar, suavizar, rugas, alisar, pele, lifting facial, manual, Rosto&Corpo
Relacionadas

10 práticas de beleza para aproveitar o tempo em casa

Ter tempo é um dos maiores luxos e esta fase em que boa parte da população portuguesa se encontra em casa poderá ser uma boa altura para colocar em dia aquelas tarefas para as quais raramente existe disponibilidade. Damos algumas sugestões.

Os benefícios de usar rolo facial

A modelo que é capa de fevereiro da Máxima, Maria Clara Vasconcelos, também é adepta da técnica de massagem e tonificação muscular do rosto.

Mais Lidas
Celebridades 16 casais de mulheres influentes

Atrizes, modelos, artistas e cantoras, estas personalidades superaram o preconceito e utilizaram de sua visibilidade para lutar contra a homofobia e celebrar com muito orgulho a sua sexualidade.