Beleza / Tendências

7 regras para preservar os seus produtos de beleza

Algumas regras essenciais para garantir a preservação e a qualidade dos seus produtos de beleza.

17 de fevereiro de 2020 | Carolina Silva

São diversos os factores que interferem na qualidade e durabilidade dos produtos de cosmética. Para garantir a sua segurança e maior eficácia, siga as recomendações de preservação dos mesmos.

1. Os produtos de beleza devem ser utilizados durante o prazo indicado pela marca, após a sua abertura. Isto porque existem diversos microrganismos e sujidade no ar, na pele e nos aplicadores que se transferem facilmente para os produtos, comprometendo a sua preservação. Informe-se sobre a recomendação da durabilidade e anote em cada um a data de abertura com uma caneta de acetato.

2. Na União Europeia, o símbolo de uma ampulheta representa a data até quando deve ser utilizado o produto e o símbolo de uma lata indica o período de duração após a abertura. Tenha em consideração que temperaturas extremas ou não fechar corretamente o produto podem reduzir estas datas de validade. Se a cor ou o cheiro se alterarem, deite os produtos fora.

Regra geral, o tempo indicativo para conservar os seus produtos após a abertura, é o seguinte: um ano para o protetor solar, corretor, base e creme hidratante; dois anos para os pós compactos e soltos e para o eyeliner; seis meses para a máscara de pestanas e dois anos para batons, lápis de olhos e sombras.

3. Certos preservantes são essenciais para manter os cosméticos seguros. Inibem o crescimento de microrganismos, aumentando a sua durabilidade e segurança. Informe-se sobre quais os preservantes mais seguros para a sua pele.

4. Saiba que, todos os preservantes presentes nos cosméticos são submetidos à aprovação da legislação da  União Europeia, sendo por isso seguros para utilizar na pele.

5. Feche sempre bem as embalagens após cada utilização, evitando assim o contacto do produto com o ar.

6. Guarde-os num lugar seco e fresco, longe da humidade que potencia a proliferação bacteriana.

7. Lave frequentemente os pincéis, com um sabão específico. Caso não o tenha pode utilizar um champô suave, para cabelos delicados ou de bebe. Deixe secar ao ar livre.

Saiba mais Hidratação, pele, preservação, produtos de beleza, cosméticos, qualidade dos produtos, beleza, bem-estar, Rosto&Corpo
Relacionadas

Os cremes hidratantes ideais para a estação quente

Com o calor a fazer-se sentir, abril é o mês perfeito para renovar o seu creme hidratante, passando para uma textura mais leve, protetora e que previna a desidratação. Estas são as mais recentes respostas da cosmética para todas as idades e diferentes necessidades.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.

Entrevista Diogo Faro, o pugilista digital: "Odiaria que a minha vida fosse igual à das mulheres que são apalpadas e assediadas."

O comediante lisboeta tornou-se nos últimos anos uma voz ativa na luta pela igualdade de género. As provocações humorísticas de Diogo Faro sucedem-se no mundo virtual, espicaçam a atualidade, incomodam alguns e originam reflexões sobre o machismo, homofobia e racismo. O seu humor serve-se de ironia para fazer crítica social. Um combate que Diogo Faro abraçou totalmente.