Rosto&Corpo

As diferenças entre vegan, orgânico e cruelty-free no mundo da Beleza

A procura por produtos amigos do ambiente na cosmética é cada vez maior. Mas antes de adquiri-los, saiba como distinguir os vários conceitos.
Por Carolina Veiga, 23.08.2018

Natural

Antes de mais, é essencial ler os rótulos das embalagens antes de efectuar uma compra, uma vez que não basta conter ingredientes naturais, vegetais ou minerais para que um produto possa ser considerado "natural". Para ter esta designação, o produto em questão deverá conter – pelo menos – 95% do total das suas matérias-primas de origem natural e nos 5% que lhe sobram, matérias-primas orgânicas e/ou sintéticas. 

Orgânico

O que define o cosmético orgânico é ser produzido dentro dos princípios da sustentabilidade.É um produto formulado e produzido exclusivamente com ingredientes naturais certificados e, por ser ecologicamente correto e socialmente justo, o processo produtivo tem em consideração as comunidades envolvidas. Contém geralmente óleos essenciais puros e extratos naturais que possuem propriedades regenerativas, antioxidantes, hidratantes. Podem, por isso, assumir uma fragrância menos suave do que a de produtos que não se incluem nesta categoria.

Vegan

O veganismo é uma prática cada vez mais usual no mundo da Beleza. Um cosmético vegan é assim definido se não utilizar matérias-primas de origem animal, como é o caso do mel, cera de abelha, lanolina, colagénio, albumina, carmim e gelatina, entre outras. 

Cruelty-Free

Uma expressão que vem do inglês e que significa "sem crueldade". Refere-se a produtos que não são testados em animais, o que não significa que não contenham ingredientes de origem animal. Ou seja, é possível que um produto de beleza cruelty-free, não seja vegan.

E outros

Além destas designações, é muito comum ouvirmos falar de cosméticos limpos e de comércio justo. Os produtos 'limpos' estarão livres de sulfatos, silicones, parabenos, pesticidas, derivados de petróleo, corantes artificiais e fragrâncias sintéticas. Os produtos fabricados com ingredientes provenientes de comércio justo, por sua vez, garantem que os agricultores que estão por detrás do cultivo dos produtos naturais recebem valores justos pelos principais extractos botânicos vendidos.

Tags: vegan orgânico cruelty-free natural beleza rosto maquilhagem cosméticos limpo comércio justo
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!