Rosto&Corpo

Os benefícios da colmeia que tem de conhecer

No incrível mundo das abelhas produzem-se ingredientes que garantem a longevidade, saúde e a beleza da pele. Falàmos com a BeeBio Portugal sobre todos os benefícios dos produtos da Colmeia.
Por Carolina Silva, 27.04.2018

Afinal o que é uma Colmeia e como funciona?

A Colmeia é a "casa" da Colónia de Abelhas. E porquê uma colónia? As Abelhas apenas sobrevivem em conjunto, em enxame, daí se designar que uma Colónia é um enxame de Abelhas onde existe uma só Abelha Mestra Rainha, que é a mãe de todas as restantes dessa Colónia. Uma Colónia pode atingir mais de 50.000 Abelhas. Desta forma, vivendo juntas como um "enxame" são mais fortes do que isoladas. Aqui surge o primeiro ensinamento que as Abelhas nos dão: "Juntos (como um enxame) somos mais fortes.".

Pode então dizer-se que é um mundo de mulheres….

O Mundo das Abelhas é, efectivamente, um mundo de mulheres. Apenas dois a cinco por cento da Colónia são machos (os Zangãos), cuja função principal é a fecundação/acasalamento das Rainhas recém nascidas. As restantes são fêmeas. Todo o trabalho duro de campo - recolher néctares e pólen das flores, produção de cera e limpeza dos favos, cuidar das larvas e abelhas recém nascidas, protecção contra intrusos, produção de geleia real, desidratação do néctar para originar o mel, eliminar o excesso de Zangãos na Colónia, entre outras actividades - são da exclusividade das Abelhas.

Como se obtêm e quais os benefícios de ingredientes tão ricos como o própolis e a geleia real?

O Própolis é uma espécie de resina que as Abelhas processam e utilizam na Colmeia como forma de tapar fendas e brechas na madeira na Colmeia. Utilizam igualmente para "propolizar" eventuais predadores ou insetos que entrem na Colmeia que graças às suas propriedades antibacterianas e antisséticas permite que os micróbios daqueles predadores depois de mortos pelas Abelhas não se alastrem e contaminem a colmeia. É o desinfetante e o antibiótico da Colmeia.

O principal benefício do Própolis para o ser humano é a sua propriedade antissética, antibacteriana, cicatrizante, reforça o sistema imunitário e funciona muito bem na prevenção de dores de garganta e infeções.

A geleia real é um super alimento. Apenas é produzido pelas Abelhas para que possam ser criadas novas Rainhas. Daí ser um bem escasso. A par do leite materno é um alimento completo e único. Este ingrediente natural fornece ainda silício, potássio e fósforo, entre outros minerais. Diversos estudos têm confirmado as propriedades nutritivas e energéticas da Geleia Real, assinalando-a como a mais rica em elementos vitais para a saúde e um poderoso reconstituinte do estado geral do organismo. É um autêntico elixir de saúde que oxigena o cérebro e combate os estados de debilidade e fadiga. É o único alimento capaz de fornecer 16 vitaminas juntas, muitas delas com importante efeito antioxidante excelente para a memória e sistema nervoso.

Como garantem que todos estes ingredientes são extraídos de forma a não colocar em perigo a estabilidade da colmeia?

No caso do Mel, as Abelhas sendo conservadoras produzem sempre por excesso e nunca por defeito, razão pela qual os Apicultores podem extrair uma boa parte do mesmo garantindo que ficam na Colmeia reservas suficientes para a Colónia se alimentar.

No caso da Geleia Real, a sua extração é muito sazonal. Apenas ocorre nas épocas de pico de floração e abundancia de flores e alimento para as Abelhas. O apicultor consciente deverá garantir que ao extrair a Geleia Real deixa pelo menos intactas duas ou três Realeiras, para que dali possam nascer as futuras Rainhas e assim dar continuidade à sobrevivência da colónia.

Algumas curiosidades (cortesia da BeeBio Portugal)

  •          Os Zangões não têm ferrão e não picam, apenas as Abelhas têm ferrão e só o usam quando se sentem presas nos seus movimentos de voo ou em legítima defesa quando sentem a sua casa (Colmeia) invadida pelo Apicultor que as veio visitar e inspeciona a saúde de mesma.
  •          O Fumo faz com que as Abelhas fiquem mais calmas e permite que o Apicultor inspecione a Colmeia sem grande zumbido…
  •          A Rainha tem um odor próprio (feromona) que faz que todas as restantes Abelhas se mantenham unidas e tranquilas.
  •          A Rainha vive mais que as restantes Abelhas. Está provado que o facto que a Abelha Rainha ser alimentada à base de geleia real nos seus primeiros dias de fase larvar, fez com que se torne maior em tamanho e longevidade. As Rainhas podem atingir longevidade de até 3 anos, enquanto que as abelhas vivem até 90 dias no Inverno e metade do tempo nas épocas de trabalho mais árduo, isto é, na Primavera/Verão.
  •          A Cera dos favos é fabricada pelas obreiras que têm umas glândulas segregadoras de Cera.   
  •          Está provado que as Abelhas detestam cores escuras, como preto ou castanho, ficando mais agressivas e atraídas por essas cores escuras.
  •          Está também cientificamente provado que as Abelhas se orientam pela luz solar e têm uma espécie de GPS interno que marca a posição georreferenciada da Colmeia no meio, permitindo que mesmo voando um raio de até 3km, possa regressar e entrar na sua colmeia, naquele ponto preciso.
  •          Os Zangãos não tem Colmeia própria, entram em qualquer uma, mesmo que não seja a sua de origem.
  •          Sem Abelha Rainha a Colonia corre risco de continuidade. Nesta situação, iniciam um processo de emergência de alimentar os últimos ovos colocadas pela Rainha extinta à base de Geleia Real, para que daqueles se possam formar casulos de futuras Rainhas a nascer após 16 dias. Depois de nascidas só a mais forte ficará como Rainha do Enxame/Colónia.
Tags: abelha colmeia mel beleza saúde beebio
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!