Atual

A chapada de Will Smith e todos os momentos mais embaraçosos da história dos Óscares

O ator protagonizou a polémica da noite nesta entrega de prémios, mas houve mais situações e erros que ficaram para a história.

Foto: Getty Images
28 de março de 2022 Inês Fernandes
Os prémios mais importantes do Cinema, apresentados pela Academica de Artes e Ciências Cinematográficas, fecham a temporada de passadeiras vermelhas e discursos de agradecimento. Ao longo de quase cem anos, é impossível não haver momentos mais espetaculares do que outros, e alguns bem cómicos. 

Nesta última edição, foi a vez de Will Smith protagonizar um momento que, logo de imediato, parecia ser encenado. Na verdade, o ator não gostou da piada que o apresentador Chris Rock fez sobre a sua mulher, Jada Pinkett-Smith, e subiu ao palco para esbofetear o apresentador, pedindo mais tarde desculpa pelo sucedido - mas não ao visado.

Recorde na galeria, os 25 momentos mais embaraçosos dos Óscares.
Na 94ªa edição, Will Smith protagonizou um momento que, logo de imediato, parecia ser encenado. Na verdade, o ator não gostou da piada que o apresentador Chris Rock fez sobre a sua mulher, Jada Pinkett-Smith, e subiu ao palco para esbofetear o apresentador.
Foto: Getty Images
1 de 26 Na 94ªa edição, Will Smith protagonizou um momento que, logo de imediato, parecia ser encenado. Na verdade, o ator não gostou da piada que o apresentador Chris Rock fez sobre a sua mulher, Jada Pinkett-Smith, e subiu ao palco para esbofetear o apresentador.
A atriz Jennifer Aniston, aparentemente desconfortável, ao apresentar um prémio em frente a Brad Pitt e Angelina Jolie, pouco tempo depois do seu divórcio, nos Óscares de 2009
Foto: Getty Images
2 de 26 A atriz Jennifer Aniston, aparentemente desconfortável, ao apresentar um prémio em frente a Brad Pitt e Angelina Jolie, pouco tempo depois do seu divórcio, nos Óscares de 2009
Em 2014, John Travolta apresentou a aclamada cantora e atriz Idina Menzel como "Adele Dazeem", com um estranho sotaque...
Foto: Getty Images
3 de 26 Em 2014, John Travolta apresentou a aclamada cantora e atriz Idina Menzel como "Adele Dazeem", com um estranho sotaque...
Quando Neil Patrick Harris quase se despiu por completo em homenagem ao filme Birdman, nos Óscares de 2015
Foto: Getty Images
4 de 26 Quando Neil Patrick Harris quase se despiu por completo em homenagem ao filme Birdman, nos Óscares de 2015
Um momento constrangedor numa entrevista na passadeira vermelha em 2015, quando Melanie Griffith afirmou que nunca tinha visto o filme "As Cinquenta Sombras de Grey" do qual a filha, Dakota Johnson é protagonista.
Foto: Getty Images
5 de 26 Um momento constrangedor numa entrevista na passadeira vermelha em 2015, quando Melanie Griffith afirmou que nunca tinha visto o filme "As Cinquenta Sombras de Grey" do qual a filha, Dakota Johnson é protagonista.
Nos Óscares de 2000, os criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stone procuraram imitar Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow. Mais tarde admitiram estar sob o efeito de drogas.
6 de 26 Nos Óscares de 2000, os criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stone procuraram imitar Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow. Mais tarde admitiram estar sob o efeito de drogas.
Em 2012, Angelina Jolie teve dificuldade em encontrar uma pose diferente desta, o que originou vários memes na internet. A atriz afirmou posteriormente não ter reparado.
Foto: Getty Images
7 de 26 Em 2012, Angelina Jolie teve dificuldade em encontrar uma pose diferente desta, o que originou vários memes na internet. A atriz afirmou posteriormente não ter reparado.
O momento mais desconfortável dos últimos anos aconteceu na cerimónia de 2017, quando Warren Beatty anunciou que 'La La Land' ganhara a categoria de Melhor Filme Original. Com o elenco, realizador e produtores já em palco, foi anunciado que 'Moonlight' era, afinal, o vencedor
Foto: Getty Images
8 de 26 O momento mais desconfortável dos últimos anos aconteceu na cerimónia de 2017, quando Warren Beatty anunciou que 'La La Land' ganhara a categoria de Melhor Filme Original. Com o elenco, realizador e produtores já em palco, foi anunciado que 'Moonlight' era, afinal, o vencedor
Ryan Seacrest estava a entrevistar Sacha Baron Cohen (que vinha vestido como a sua personagem no filme 'O Ditador') na passadeira vermelha dos Óscares de 2012, quando este lhe atirou com cinzas, deixando Seacrest muito desconfortável e visivelmente chateado.
Foto: D.R.
9 de 26 Ryan Seacrest estava a entrevistar Sacha Baron Cohen (que vinha vestido como a sua personagem no filme 'O Ditador') na passadeira vermelha dos Óscares de 2012, quando este lhe atirou com cinzas, deixando Seacrest muito desconfortável e visivelmente chateado.
O discurso muito emotivo de Gwyneth Paltrow ao aceitar o Óscar de Melhor Atriz pelo seu papel em 'A Paixão de Shakespeare'.  A atriz admite que ainda hoje se ri das suas próprias palavras.
Foto: Getty Images
10 de 26 O discurso muito emotivo de Gwyneth Paltrow ao aceitar o Óscar de Melhor Atriz pelo seu papel em 'A Paixão de Shakespeare'. A atriz admite que ainda hoje se ri das suas próprias palavras.
Adrien Brody ganhou a estatueta de Melhor Ator nos Óscares de 2003 pelo seu papel em 'O Pianista', e quando subiu ao palco estava tão entusiasmado que acabou por dar um grande beijo a Halle Berry, que lhe havia entregue o prémio.
Foto: Getty Images
11 de 26 Adrien Brody ganhou a estatueta de Melhor Ator nos Óscares de 2003 pelo seu papel em 'O Pianista', e quando subiu ao palco estava tão entusiasmado que acabou por dar um grande beijo a Halle Berry, que lhe havia entregue o prémio.
O ator e realizador Roberto Benigni ficou tão contente ao receber o prémio de Melhor Filme Estrangeiro por "A Vida É Bela", na cerimónia de 1999, que passou por cima de várias filas de cadeiras.
Foto: Getty Images
12 de 26 O ator e realizador Roberto Benigni ficou tão contente ao receber o prémio de Melhor Filme Estrangeiro por "A Vida É Bela", na cerimónia de 1999, que passou por cima de várias filas de cadeiras.
Quando, , nos Óscares de 1998, James Cameron aceitou o prémio de Melhor Filme, por 'Titanic', agradeceu com a famosa frase: “sou o rei do mundo”
Foto: Getty Images
13 de 26 Quando, , nos Óscares de 1998, James Cameron aceitou o prémio de Melhor Filme, por 'Titanic', agradeceu com a famosa frase: “sou o rei do mundo”
Nos Óscares de 1989, a abertura musical de Rob Lowe com a Branca de Neve não correu mesmo nada bem: da voz de Lowe fora de tom até ao facto da Disney decidir depois processar a Academia por violação de direitos de autor. Mas nada pior do que a carta aberta assinada por 17 personalidades de Hollywood a afirmar que aquela cerimónia tinha sido “uma vergonha tanto para a Academia como para a indústria do cinema”
Foto: D.R.
14 de 26 Nos Óscares de 1989, a abertura musical de Rob Lowe com a Branca de Neve não correu mesmo nada bem: da voz de Lowe fora de tom até ao facto da Disney decidir depois processar a Academia por violação de direitos de autor. Mas nada pior do que a carta aberta assinada por 17 personalidades de Hollywood a afirmar que aquela cerimónia tinha sido “uma vergonha tanto para a Academia como para a indústria do cinema”
Nos Óscares de 2011, Anne Hathaway e James Franco foram escolhidos para anfitriões, mas tudo o que fizeram foi tão embaraçoso para a audiência como para quem estava a ver em casa.
Foto: Getty Images
15 de 26 Nos Óscares de 2011, Anne Hathaway e James Franco foram escolhidos para anfitriões, mas tudo o que fizeram foi tão embaraçoso para a audiência como para quem estava a ver em casa.
Nos Óscares de 1974, enquanto o anfitrião David Niven prosseguia com a cerimónia, um homem correu nu pelo palco – era Robert Opel, fotógrafo da revista The Advocate.
Foto: Getty Images
16 de 26 Nos Óscares de 1974, enquanto o anfitrião David Niven prosseguia com a cerimónia, um homem correu nu pelo palco – era Robert Opel, fotógrafo da revista The Advocate.
Chrissy Teigen a dormir na cerimónia de 2017.
Foto: D.R.
17 de 26 Chrissy Teigen a dormir na cerimónia de 2017.
Quando Sam Smith aceitou o prémio para Melhor Canção Original nos Óscares de 2016, agradeceu afirmando ser o primeiro homem abertamente gay a aceitar uma estatueta… E os Óscares de Elton John, Dustin Lance Black, Howard Ashman e Scott Rudin?
Foto: Getty Images
18 de 26 Quando Sam Smith aceitou o prémio para Melhor Canção Original nos Óscares de 2016, agradeceu afirmando ser o primeiro homem abertamente gay a aceitar uma estatueta… E os Óscares de Elton John, Dustin Lance Black, Howard Ashman e Scott Rudin?
Angelina Jolie a demonstrar demasiada proximidade com o irmão James Haven durante os Óscares de 2000, chegando a beijá-lo nos lábios e a afirmar “estou tão apaixonada pelo meu irmão”.
Foto: Getty Images
19 de 26 Angelina Jolie a demonstrar demasiada proximidade com o irmão James Haven durante os Óscares de 2000, chegando a beijá-lo nos lábios e a afirmar “estou tão apaixonada pelo meu irmão”.
Nos Óscares de 2013, o criador de Family Guy, Seth MacFarlane, cantou uma música sobre os seios das actrizes que já tinha visto em filmes… Não foi a melhor maneira de falar do sexo oposto.
Foto: D.R.
20 de 26 Nos Óscares de 2013, o criador de Family Guy, Seth MacFarlane, cantou uma música sobre os seios das actrizes que já tinha visto em filmes… Não foi a melhor maneira de falar do sexo oposto.
Nos Óscares de 2017, a forma como Nicole Kidman bateu palmas causou estranheza.
Foto: D.R.
21 de 26 Nos Óscares de 2017, a forma como Nicole Kidman bateu palmas causou estranheza.
E John Travolta de novo, desta vez na passadeira vermelha dos Óscares de 2015, agarrando-se de forma muito estranha a Scarlett Johansson.
Foto: Getty Images
22 de 26 E John Travolta de novo, desta vez na passadeira vermelha dos Óscares de 2015, agarrando-se de forma muito estranha a Scarlett Johansson.
A chegada de Björk com o seu vestido de cisne, causando reações de amor e ódio na passadeira vermelha dos Óscares de 2001.
Foto: Getty Images
23 de 26 A chegada de Björk com o seu vestido de cisne, causando reações de amor e ódio na passadeira vermelha dos Óscares de 2001.
Quando Jennifer Lawrence tropeçou nas escadas a caminho do palco para aceitar o prémio de Melhor Atriz pelo seu papel em 'Um Guia Para Um Final Feliz', nos Óscares de 2013
Foto: Getty Images
24 de 26 Quando Jennifer Lawrence tropeçou nas escadas a caminho do palco para aceitar o prémio de Melhor Atriz pelo seu papel em 'Um Guia Para Um Final Feliz', nos Óscares de 2013
E quando voltou a tropeçar na passadeira vermelha em 2014.
Foto: D.R.
25 de 26 E quando voltou a tropeçar na passadeira vermelha em 2014.
Marlon Brando a rejeitar o Óscar de Melhor Ator por 'O Padrinho', em 1973, enviando a ativista pelos direitos dos nativo-americanos Sacheen Littlefeather no seu lugar, que protestou e rejeitou o prémio.
Foto: Getty Images
26 de 26 Marlon Brando a rejeitar o Óscar de Melhor Ator por 'O Padrinho', em 1973, enviando a ativista pelos direitos dos nativo-americanos Sacheen Littlefeather no seu lugar, que protestou e rejeitou o prémio.
Saiba mais
Óscares, artes, cultura e entretenimento, Academia de Artes, cinema
Leia também

Óscares 2021: a lista completa dos nomeados

De atores a filmes, passando pela fotografia ou pelo guarda-roupa, conheça a lista de nomes que irão disputar os prémios da Academia de Cinema em 2021, marcada para dia 25 de abril.

Óscares. As mais belas (e bem vestidas) de sempre

A cerimónia mais aguardada do ano, os prémios da Academia, tem sempre duas atrações: primeiro, a passadeira vermelha, depois os discursos e os vencedores. Falemos da primeira para recordar vestidos como o de Charlize Theron ou Nicole Kidman.

Mulheres realizadoras, eternas desconhecidas

Se falamos de mulheres realizadoras de Cinema, há um indicador que fala por si: em 92 anos de Óscares de Hollywood, só uma - Kathryn Bigelow - levou para casa este prémio. Mas, como revela Mark Cousins, no documentário Women make film - As Mulheres Fazem Cinema, o caminho das realizadoras começou bem cedo e constitui, a seu modo, uma História alternativa desta arte.

As Mais Lidas