Uma expedição à selva do Atelier Poeira
Criativa por natureza, Mónica Penaguião transformou a pequena loja que fundou nos anos 80 num paraíso do design, que cruza influências vindas de Lisboa, Maputo e São Paulo.
Hoje, 40 anos depois, o atelier Poeira Design estende-se de Lisboa para vários cantos do mundo, de São Paulo a Maputo.
Mónica diz que foi a curiosidade que a levou a embarcar nesta aventura tão jovem, vivia-se a década do excesso e da criatividade. "Voltar aos anos 80", recorda com um ligeiro sotaque brasileiro, "é lembrar-me de Prince, Boy George, princesa Diana, Michael Jackson. Lembro-me de uma época de brilho, de alegria, de sucesso e independência. Uma época de yuppies, de roupas de grife, de decotes... Já na decoração não tinha tanta graça, acho que foi uma época menos interessante. Francamente, já não lembro bem o que me levou ao atelier, mas (...) sempre fui destemida, faço e depois pergunto, não sou nada daquele tipo de planear ao pormenor tudo, muito menos na minha vida pessoal. Atirei-me, como se diz, de cabeça ou antes de pés juntos! Não sei se tem diferença, mas acho graça… Ai que horror, já passaram 40 anos…." conta com graciosidade, evocando boas memórias desses tempos.

Mónica desenha projetos de design de interiores para o mundo e vende peças de autor, encontradas em várias partes do globo. Entretanto subiu das Janelas Verdes para a rua da Imprensa à Estrela, instalando-se num luger que é o espelho da criatividade que fervilha incessante nesta mente criativa. "A Poeira sou eu, é a minha inquietação, viajo para todo o lugar, desde as grandes cidades até à choupana no meio do mato… tanto gosto de um bom design de marca, como do design sem marca de uma pau retorcido e estendido em paz que encontro mesmo antes de o pisar! Adoro plantas, agora estamos na época das tulipas, como são lindas à medida que se vão abrindo parecendo-se espreguiçar" explica.

Na loja, as peças refletem essa diversidade, com inspirações muito diferentes. Aqui não imperam décadas, nem estilos, não há regras ou objetos proibidos. "Eu acho tudo distinto! Os espelhos de formas pouco convencionais, que talvez à primeira vista nem gostasse, mas depois vejo como são elegantes. Ao entrar aqui, as pessoas deparam-se, eu acho, com harmonia, com uma sensação de bem estar. Quero que a pessoa pense e diga (não precisa de ser em voz alta): 'quero isto tudo para mim', mesmo como se fosse uma criança. Muito muito gulosa, como o meu filho António, o bolha!"






O homem que passeava os três buldogues franceses da artista foi baleado no peito. Agora a cantora oferece uma recompensa de 500 mil dólares a quem encontrar os seus animais de estimação.
Aos 30 anos, a atriz da saga Harry Potter terá decidido afastar-se da Sétima Arte. Aguarda-se uma declaração oficial.
Será um mês favorável para o amor? Quais são as adversidades que pode encontrar em março? Andrea Pereira, praticante de astrologia evolutiva, faz um relato signo a signo e consoante o dia em que nasceu.
Estar em casa não precisa de ser aborrecido. Conheça as técnicas infalíveis para acordar com o cabelo encaracolado, e conseguir as tão desejadas beach waves de forma natural, sem recorrer ao secador.