Atual

Quatro livros para ler agora

É tempo de por a leitura em dia. Podem existir mil e um programas para fazer em tempos de isolamento, mas certamente nada se compara ao prazer de ler um livro. Estas são as nossas escolhas do mês.

03 de abril de 2020 | Rita Lúcio Martins

Terra Americana, de Jeanine Cummins (Asa)

"Este livro vai definir os anos 2020." A declaração, ousada, é feita pelo New York Journal of Books, mas são muitos os meios de referência a juntarem-se ao coro de elogios a esta obra que num registo surpreendente e autêntico faz eco do desespero vivido pelos migrantes. Nela se conta a história de uma mãe repentinamente obrigada a abandonar o seu país, o México, com o filho de oito anos e por quem está disposta a tudo.

O Passado, de Tessa Hadley (Cultura Editora)

Território surpreendente e inesgotável, a família é o núcleo deste romance centrado na história de quatro irmãos que regressam à casa dos avós para umas derradeiras férias de verão. Neste que é o seu sexto romance, a escritora, capaz das subtilezas mais pungentes, volta a evidenciar uma especial sensibilidade para as relações humanas, revelando-se uma das mais empáticas romancistas contemporâneas do Reino Unido. 

Aprender a Falar com as Plantas, de Marta Orriols (Publicações Dom Quixote)

Uma neonatologista na casa dos 40 anos perde o companheiro num acidente, minutos depois de ele lhe ter dito que a ia deixar. O que se segue é um mergulho interior cheio de silêncios e de dor, mas sempre com aquela luz do renascimento no horizonte, inclusive durante as imersões mais silenciosas. Um livro delicado e bonito, a que porventura não será alheia a formação da autora em história de arte. 

Corpos Celestes, de Jokha Alharthi (Relógio d’Água)

Três irmãs, três histórias de amor, todas elas marcadas pela cultura e pelas tradições de um país. Distinguido com o Man Booker International Prize 2019, este romance assinado por uma professora universitária de árabe transporta-nos até à aldeia de al-Awafi, em Omã, para através de uma intensa trama familiar retratar a evolução de um país, do momento em que foi uma sociedade tradicional e esclavagista até ao presente.

Terra Americana, de Jeanine Cummins (Asa)
1 de 4 Terra Americana, de Jeanine Cummins (Asa)
O Passado, de Tessa Hadley (Cultura Editora)
2 de 4 O Passado, de Tessa Hadley (Cultura Editora)
Aprender a Falar com as Plantas, de Marta Orriols (Publicações Dom Quixote)
3 de 4 Aprender a Falar com as Plantas, de Marta Orriols (Publicações Dom Quixote)
Corpos Celestes, de Jokha Alharthi (Relógio d’Água)
4 de 4 Corpos Celestes, de Jokha Alharthi (Relógio d’Água)
Saiba mais Livros, Cultura, Leitura, Graydon Carter, Eleanor Lambert, Corpos Celestes, Jokha Alharthi, Aprender a Falar com as Plantas, Marta Orriols
Relacionadas

O novo livro de Patti Smith (mais dois imperdíveis)

O livro Before Easter After, lançado pela Taschen numa edição de colecionador em tamanho XL e limitada a 1.600 exemplares, nasce de um diálogo artístico que a cantora foi estabelecendo com a fotógrafa Lynn Goldsmith. Conheça também mais duas novas obras para ler agora.

Conversa de escritores

Leonor Xavier conversa com Possidónio Cachapa sobre o seu mais recente livro, A Vida Sonhada das Boas Esposas.

Mais Lidas
Celebridades Diana e Carlos em Lisboa: o princípio do fim do casamento real

Bela e espirituosa, Diana acompanhou o marido a Portugal em fevereiro de 1987, mas consigo trazia o segredo de um casamento arruinado. Sabendo dos quartos separados no Palácio de Queluz, os tablóides britânicos falaram, pela primeira vez, na crise conjugal dos príncipes de Gales e não mais pararam de os perseguir em busca de sinais comprometedores. A propósito da estreia da quarta temporada da série “The Crown”, recordamos esses quatro dias cruciais para a vida do casal