O gesto comovente de Kate Middleton no Dia da Memória
A Princesa de Gales voltou a demonstrar a sua sensibilidade e elegância ao prestar homenagem aos veteranos da guerra e aos soldados que perderam a vida durante a Primeira Guerra Mundial.
Kate Middleton, a Princesa de Gales, participou, no passado dia 11, nas celebrações do Remembrance Day (Dia da Memória), em que se comemora o fim da Primeira Guerra Mundial, e que decorreram no National Memorial Arboretum, em Staffordshire. Durante a cerimónia, a princesa depositou um coroa de flores em homenagem aos soldados britânicos e do Commonwealth que perderam a vida durante o conflito, que assolou a Europa entre 1914 e 1918.
Vestida de preto, representando o luto e o respeito pelas vítimas da guerra, e com a tradicional papoila vermelha ao peito, símbolo de recordação e esperança, a Princesa de Gales prestou a sua homenagem em silêncio, num tributo que muitos descreveram como “profundamente tocante”.
A papoila vermelha, que muitos britânicos usam durante todo o mês de novembro (geralmente do lado esquerdo, perto do coração) em memória dos soldados caídos, ganhou este simbolismo porque foi a primeira flor a brotar e a florir nos campos devastados pela batalha da Flandres, em França e no norte da Bélgica. Uma flor que cresce sobre a terra arrasada simboliza resiliência e paz, e o vermelho das suas pétalas faz lembrar o sangue dos soldados que perderam as suas vidas naqueles campos.
O Remembrance Day é celebrado todos os anos, às 11 horas da manhã, dia 11 de novembro (mês 11), momento em que ocorreu o armistício, em 1918. Fez este ano 107 anos.