Atual

A biblioteca de Emma Watson

A atriz britânica tem revelado aos fãs os livros que anda a ler e quer que todos se juntem a ela neste ‘clube de leitura’.

23 de abril de 2020 | Ângela Mata

Para celebrar o Dia Internacional do Livro, que se assinala no dia 23 de abril, mostramos-lhe os livros que fazem parte da biblioteca de Emma Watson. É sabido que a atriz adora ler e criou mesmo um clube de leitura online, onde vai colocando toda uma listagem de livros e pede para que todas as pessoas partilhem as suas sugestões.

Goodreads Book Club é o nome da plataforma online, na qual Emma pretende dar a conhecer livros de literatura feminista. Com este projeto, a atriz que é também embaixadora da ONU, tem espalhado uma série de livros por diversas ruas e estações de metro, quer em Londres, como em Nova Iorque e outros sítios por onde passa, com o objetivo de que os fãs vão em busca dos mesmos.

The Vagina Monologues de Eve Ensler

Eve Ensler é uma dramaturga de renome internacional e autora de peças como The TreatmentNecessary Targets e O Bom Corpo (Europa-América). Ativista assumida, Ensler é fundadora e diretora artística do Dia-V, um movimento global para pôr termo à violência contra as mulheres. Este livro reúne uma série de textos do monólogo de Eve Ensler.

Women Who Run With Wolves de Clarissa Pinkola Estes

"As ideias de Estes são antigas mas ao mesmo tempo completamente novas. Ela aponta o ato de contar histórias, as nossas narrativas antigas, como forma de todas as mulheres se reconectarem à mulher selvagem que existe em cada uma de nós, mas que ficou esquecida." Emma Watson (março/abril 2017) 

My Life on the Road de Gloria Steinem

O primeiro livro em 20 anos da jornalista, ativista e ícone internacional Gloria Steinem. Uma memória escrita de todos os testemunhos que recolheu das diversas pessoas que conheceu em todas as suas viagens pela América e pelo mundo.

The Color Purple de Alice Walker

"Estou a tentar escolher trabalhos que cubram o máximo de matérias possíveis e que sejam diversos. Ouvi maravilhosas coisas acerca deste livro através de uma pessoa em quem confio muito." Emma Watson (fevereiro 2016)

How to Be a Woman de Caitlin Moran

"Li este livro durante uma viagem de avião entre Londres e Nova Iorque e fez-me rir à gargalhada de tal maneira que pensei que as pessoas à minha volta, incluindo o staff aéreo, achassem que eu tinha enlouquecido." Emma Watson (março 2016) 

All About Love: New Visions de Bell Hooks

"Este esteve na minha lista de espera durante algum tempo."  Emma Watson (março 2016)

The Argonauts de Maggie Nelson

"Pode exigir um certo trabalho, mas The Argonauts presenteia-nos com uma expansiva e diferente forma de ver a identidade, o cuidado e a liberdade — a par da liberação, daquilo a que Maggie chamava de obrigação de vivermos uma vida como uma só coisa estabelecida. Talvez este livro faça com que mudemos a forma como pensamos e falamos dos outros e de nós mesmos." Emma Watson (abril 2016)

Persepolis de Marjane Satrapi

"Como o Irão está a entrar em mais um importante período de mudança, com realações que voltam a estar abertas com o resto do mundo, acho que é particularmente uma boa altura para pegarmos em Persepolis. Satrapi é enganadoramente simples, quase excêntrica nas suas visões, mas com uma complexidade de história séria e rica. Consegue ser divertida ao mesmo tempo." Emma Watson (junho 2016)

Hunger Makes Me a Modern Girl de Carrie Brownstein

Um livro do guitarrista da banda pioneira Sleater-Kinney — um olhar sincero, engraçado e profundamente pessoal sobre levar uma vida e encontrar-se a si mesmo através da música.

Half the Sky de Sheryl WuDunn e Nicholas Kristof

Um livro que ajuda os leitores "a aprenderem que a chave para a mudança e para o crescimento económico está no dar valor ao potencial das mulheres." Emma Watson (agosto 2016)

Mom & Me & Mom de Maya Angelou

"Esta é talvez a grande janela para tudo aquilo que moldou Angelou enquanto escritora e poeta, levando-a a alcançar uma vida cheia de extraordinários trabalhos." Emma Watson (novembro 2016)  

His Dark Materials de Philip Pullman

A personagem principal desta trilogia, Lyra Belacqua, é uma das favoritas de Emma Watson, tal como ela fez saber através de um post no Twitter em outubro de 2015.

A Thousand Splendid Suns de Khaled Hosseini

Numa entrevista com Malala Yousafzai, em novembro de 2015, ambas combinaram começar a ler este livro.

The Opposite of Loneliness de Marina Keegan

"Eu tinha de vos falar neste livro. Se alguém já o leu, digam-me quais foram as vossas partes favoritas." Emma Watson (fevereiro 2015)

Wild, Torch e Tiny Beautiful Things de Cheryl Strayed

"Devorei TorchTiny Beautiful Things e Wild em três semanas." Emma Watson (janeiro 2015)

Love Letters to the Dead de Ava Dellaria

"Querida Ava, adorei o seu livro", escreveu Emma no Twitter em março de 2014.

The Diving Bell and the Butterfly de Jean-Dominique Bauby

O diário de Jean-Dominique Bauby que, apenas com a sua pálpebra esquerda (o único músculo que sobreviveu ao acidente vascular cerebral que sofreu) ditou todas as suas experiências fechado dentro do seu próprio corpo, e que agora fazem deste um extraordinário livro.  

The Queen of the Tearling de Erika Johansen

"Tinha jurado a mim mesma que não voltaria a ler um destes livros, por isso estava à espera de o odiar. Infelizmente, não dormi durante uma semana, porque não conseguia deixar de o ter nas mãos. Devo dizer que fiquei obcecada com o papel da personagem e com o livro." Emma Watson (2014)

Quiet de Susan Cain

"Eu sou uma espécie de pessoa introvertida, por natureza, não se trata de uma escolha consciente que eu faça. Passar a ter a noção disso sobre mim mesma foi muito proveitoso." Emma Watson (2013)

The Fault in Our Stars de John Green

"Fiquei acordada até às quarto da manhã para acabar de ler o seu livro", escreveu Emma Watson no Twitter dirigindo-se ao autor deste livro, em setembro de 2013.

The Fountainhead de Ayn Rand

Muita gente considera este livro controverso, mas Emma Watson revelou em entrevista à Marie Claire, em 2012: "Eu sei, é um culto. Não o vou levar muito a sério, mas gostei de o ler."

The Perks of Being a Wallflower de Stephen Chbosky

Emma Watson fez parte do elenco do filme adaptado a este livro (2012), e disse em entrevistas que foi este livro que a levou a escolher um papel tão diferente do de Hermione, dos filmes de Harry Potter.

Just Kids de Patti Smith

"Eu teria para sempre na minha mesa de cabeceira o livro Just Kids de Patti Smith. O livro é tão honesto e de coragem. Adorei a forma como ela vê o mundo. Fiquei a sentir que a vida é mais bonita depois de o ler e senti-me mais esperançosa." Emma Watson (2012)

The Remains of the Day de Kazuo Ishiguro

No verão de 1956, Stevens, o mordomo de Darlington Hall, embarca numas férias que o levarão ao interior profundo de Inglaterra e ao seu passado… Um clássico comtemporâneo que se revela uma evocação da vida passada entre as grandes guerras.

The BFG de Roald Dahl

"O meu pai leu-me este livro quando eu era pequena. Sou mesmo muito ligada a este livro. Gosto de livros que não são apenas bons, mas que trazem memórias com eles. Tal como por uma música ou escolher novamente um livro cujas memórias te podem levar de volta a um determinado sítio ou momento." Emma Watson (2010)

The Shadow of the Wind de Carlos Ruiz Zafón

A Sombra do Vento, em português, é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projeta através do tempo. 

A saga Harry Potter de J.K.Rowling

Obviamente, todos os livros da saga fazem parte da estante de Emma Watson, os quais terá lido mais do que uma vez.

Foto: Instagram @emmawatson
1 de 36
Foto: Instagram @emmawatson
2 de 36
Foto: Instagram @emmawatson
3 de 36
Foto: Instagram @emmawatson
4 de 36
'The Things I Would Tell You: British Muslim Women Write', editado por Sabrina Mahfouz
Foto: Instagram @emmawatson
5 de 36 'The Things I Would Tell You: British Muslim Women Write', editado por Sabrina Mahfouz
'The Vagina Monologues' de Eve Ensler
6 de 36 / 'The Vagina Monologues' de Eve Ensler 'The Vagina Monologues' de Eve Ensler
'Mom & Me & Mom' de Maya Angelou
7 de 36 / 'Mom & Me & Mom' de Maya Angelou 'Mom & Me & Mom' de Maya Angelou
'Hunger Makes Me a Modern Girl' de Carrie Brownstein
8 de 36 / 'Hunger Makes Me a Modern Girl' de Carrie Brownstein 'Hunger Makes Me a Modern Girl' de Carrie Brownstein
9 de 36
10 de 36
'Persepolis' de Marjane Satrapi
11 de 36 / 'Persepolis' de Marjane Satrapi 'Persepolis' de Marjane Satrapi
Foto: Instagram @emmawatson
12 de 36
 'The Argonauts' de Maggie Nelson
13 de 36 / 'The Argonauts' de Maggie Nelson 'The Argonauts' de Maggie Nelson
'Women Who Run With Wolves' de Clarissa Pinkola Estes
14 de 36 / 'Women Who Run With Wolves' de Clarissa Pinkola Estes 'Women Who Run With Wolves' de Clarissa Pinkola Estes
'How to Be a Woman' de Caitlin Moran
15 de 36 / 'How to Be a Woman' de Caitlin Moran 'How to Be a Woman' de Caitlin Moran
'Half the Sky' de Sheryl WuDunn, Nicholas Kristof
16 de 36 / 'Half the Sky' de Sheryl WuDunn, Nicholas Kristof 'Half the Sky' de Sheryl WuDunn, Nicholas Kristof
Emma Watson no metropolitano de Nova Iorque
17 de 36 / Emma Watson no metropolitano de Nova Iorque Emma Watson no metropolitano de Nova Iorque
Foto: Instagram @emmawatson
18 de 36
'Wild,' 'Torch,' and 'Tiny Beautiful Things' de Cheryl Strayed
19 de 36 / 'Wild,' 'Torch,' and 'Tiny Beautiful Things' de Cheryl Strayed 'Wild,' 'Torch,' and 'Tiny Beautiful Things' de Cheryl Strayed
'The Fountainhead' de Ayn Rand
20 de 36 / 'The Fountainhead' de Ayn Rand 'The Fountainhead' de Ayn Rand
The Shadow of the Wind' de Carlos Ruiz Zafón
21 de 36 / The Shadow of the Wind' de Carlos Ruiz Zafón The Shadow of the Wind' de Carlos Ruiz Zafón
'The Color Purple' de Alice Walker
22 de 36 / 'The Color Purple' de Alice Walker 'The Color Purple' de Alice Walker
The 'Harry Potter' Series, de J.K.Rowling
23 de 36 / The 'Harry Potter' Series, de J.K.Rowling The 'Harry Potter' Series, de J.K.Rowling
'His Dark Materials' de Philip Pullman
24 de 36 / 'His Dark Materials' de Philip Pullman 'His Dark Materials' de Philip Pullman
'The BFG' de Roald Dahl
25 de 36 / 'The BFG' de Roald Dahl 'The BFG' de Roald Dahl
'The Opposite of Loneliness' de Marina Keegan
26 de 36 / 'The Opposite of Loneliness' de Marina Keegan 'The Opposite of Loneliness' de Marina Keegan
'The Fault in Our Stars' de John Green
27 de 36 / 'The Fault in Our Stars' de John Green 'The Fault in Our Stars' de John Green
'The Queen of the Tearling' de Erika Johansen
28 de 36 / 'The Queen of the Tearling' de Erika Johansen 'The Queen of the Tearling' de Erika Johansen
'Love Letters to the Dead' de Ava Dellaria
29 de 36 / 'Love Letters to the Dead' de Ava Dellaria 'Love Letters to the Dead' de Ava Dellaria
'The Remains of the Day' de Kazuo Ishiguro
30 de 36 / 'The Remains of the Day' de Kazuo Ishiguro 'The Remains of the Day' de Kazuo Ishiguro
'Just Kids' de Patti Smith
31 de 36 / 'Just Kids' de Patti Smith 'Just Kids' de Patti Smith
'The Diving Bell and the Butterfly'de Jean-Dominique Bauby
32 de 36 / 'The Diving Bell and the Butterfly'de Jean-Dominique Bauby 'The Diving Bell and the Butterfly'de Jean-Dominique Bauby
'A Thousand Splendid Suns' de Khaled Hosseini
33 de 36 / 'A Thousand Splendid Suns' de Khaled Hosseini 'A Thousand Splendid Suns' de Khaled Hosseini
'The Perks of Being a Wallflower' de Stephen Chbosky
34 de 36 / 'The Perks of Being a Wallflower' de Stephen Chbosky 'The Perks of Being a Wallflower' de Stephen Chbosky
'Quiet' de Susan Cain
35 de 36 / 'Quiet' de Susan Cain 'Quiet' de Susan Cain
'All About Love: New Visions' de bell hooks
36 de 36 / 'All About Love: New Visions' de bell hooks 'All About Love: New Visions' de bell hooks
Saiba mais Emma Watson, livro, leitura, literatura, ONU, Dia Internacional do Livro, Goodreads Book Club, Livros, Biblioteca, Clube de leitura
Mais Lidas