Atual

12 lugares únicos em Portugal

São imperdíveis, únicos, de uma beleza inigualável e… são todos em Portugal! Dozes cenários deslumbrantes para admirar e, quem sabe, sonhar com as próximas férias.

14 de maio de 2020
1. Ponta do Sossego (S. Miguel, Açores)

Este é definitivamente um lugar mágico (assim como todo o arquipélago)! Não só pelas suas paisagens singulares mas também pelos coloridos jardins que circundam a área.

2. Miradouro dos Balcões (Ribeiro Frio, Madeira)

Este pode muito bem ser um dos sítios mais maravilhosos de Portugal! É daqueles lugares em que nos sentimos num mundo à parte… Onde até o silêncio é belo! A partir deste local podemos contemplar a vista sobre o vale da Ribeira da Metade e ainda avistar a Cordilheira Central da ilha.

3. Ponte da Misarela (Vila Real)

A Ponte da Misarela é também apelidada como a Ponte do Diabo (pelos 13 metros de vão), mas é um autêntico pedaço de céu! Atravessá-la é como fazer uma viagem no tempo até à Idade Média. Encontra-se sobre o Rio Rabagão, num desfiladeiro, rodeada de rochas e arvoredo cerrado.

4. Fisgas de Ermelo (Vila Real)

Ideal para se refrescar durante o verão tórrido do interior norte do país, a cascata de Fisgas de Ermelo é uma pérola (quase) perdida. Poderá também aproveitar o espaço para praticar desportos radicais.

5. Cascata da Portela do Homem (Braga)

Locais exóticos no Norte de Portugal? É possível?! A resposta está na Cascata da Portela do Homem, uma piscina natural de águas frias (mas límpidas) em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês.

6. Mata do Bussaco (Aveiro)

Além deste lugar estar envolto numa atmosfera de contos de fadas, a Mata Nacional do Bussaco contém um vasto património natural com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos. É o sítio ideal para respirar ar puro e para os piqueniques de domingo.

7. 
Foz d’Égua (Piódão)

Casas em xisto, piscinas fluviais e muita natureza… É o que pode esperar deste delicioso local perto da célebre aldeia de Piódão. Os socalcos e as pequenas escadas em xisto tornam este sítio único e ótimo para as brincadeiras dos miúdos.

8. Forte de São João Batista das Berlengas (Peniche)

Localizado na Ilha da Berlenga Grande, este forte poderia ser o pano de fundo de qualquer série histórica. O acesso ao local é estreito, mas perfeito para uma fotografia!

9. Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)

O Oeste também tem praias magníficas e a praia de Santa Cruz é exemplo disso! Aproveite e tire fotografias em família nos bancos localizados na esplanada romântica sobre o mar. Todo este ambiente a transportará para as estância balneares dos anos 50.

10. Miradouro do Portinho da Arrábida (Sesimbra)

Este é o local que todos querem saber onde é, mas que nos escapa o nome… Ora, este é o Miradouro do Portinho da Arrábida! Um spot perfeito para ver o pôr do sol e para os passeios de fim de semana!

11. Ponta da Piedade (Lagos)

Capri! É a primeira palavra que nos ocorre quando chegamos à Ponta da Piedade… Lá encontramos rochas gigantes e recortadas, águas cristalinas, barcos e uma beleza épica!

12. (Ponte da) Ilha da Culatra (Olhão)

De um lado o mar, do outro a Ria Formosa (onde poderá ter toda a privacidade desejada mesmo em pleno verão). Com a cidade piscatória de Olhão como pano de fundo, este é o percurso a não perder no Algarve!
 

Joana Pinheiro Rodrigues
1. Ponta do Sossego (S. Miguel, Açores)
1 de 12 / 1. Ponta do Sossego (S. Miguel, Açores) 1. Ponta do Sossego (S. Miguel, Açores)
2. Miradouro dos Balcões (Ribeiro Frio, Madeira)
2 de 12 / 2. Miradouro dos Balcões (Ribeiro Frio, Madeira) 2. Miradouro dos Balcões (Ribeiro Frio, Madeira)
3. Ponte da Misarela (Vila Real)
3 de 12 / 3. Ponte da Misarela (Vila Real) 3. Ponte da Misarela (Vila Real)
4. Fisgas de Ermelo (Vila Real)
4 de 12 / 4. Fisgas de Ermelo (Vila Real) 4. Fisgas de Ermelo (Vila Real)
5. Cascata da Portela do Homem (Braga)
5 de 12 / 5. Cascata da Portela do Homem (Braga) 5. Cascata da Portela do Homem (Braga)
6. Mata do Bussaco (Aveiro)
6 de 12 / 6. Mata do Bussaco (Aveiro) 6. Mata do Bussaco (Aveiro)
7. Foz d’Égua (Piódão)
7 de 12 / 7. Foz d’Égua (Piódão) 7. Foz d’Égua (Piódão)
8. Forte de São João Batista das Berlengas (Peniche)
8 de 12 / 8. Forte de São João Batista das Berlengas (Peniche) 8. Forte de São João Batista das Berlengas (Peniche)
9. Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)
9 de 12 / 9. Praia de Santa Cruz (Torres Vedras) 9. Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)
10. Miradouro do Portinho da Arrábida (Sesimbra)
10 de 12 / 10. Miradouro do Portinho da Arrábida (Sesimbra) 10. Miradouro do Portinho da Arrábida (Sesimbra)
11. Ponta da Piedade (Lagos)
11 de 12 / 11. Ponta da Piedade (Lagos) 11. Ponta da Piedade (Lagos)
12. (Ponte da) lha da Culatra (Olhão)
12 de 12 / 12. (Ponte da) lha da Culatra (Olhão) 12. (Ponte da) lha da Culatra (Olhão)
Saiba mais Viagens, Sítios, Portugal, Viajar, Ponta do Sossego, S. Miguel, Açores, Miradouro dos Balcões, Ribeiro Frio, Madeira, Ponte da Misarela, Vila Real, Fisgas de Ermelo, Vila Real, Cascata da Portela do Homem, Braga, Mata do Bussaco, Aveiro, Foz d’Égua, Piódão, Forte de São João Batista das Berlengas, Peniche, Praia de Santa Cruz, Torres Vedras, Miradouro do Portinho da Arrábida, Sesimbra, Ponta da Piedade, Lagos, Ponte da, Ilha da Culatra, Olhão, Viagens&Gourmet
Relacionadas

Férias longe da praia

O verão não tem de ser apenas sinónimo de mar e areia. Deixamos algumas sugestões para quem prefere outras experiências culturais, temáticas ou com atividades ao ar livre para descobrir em Portugal.

Ir ao paraíso e voltar

Aos poucos o mundo vai reabrindo e, embora as viagens ainda sejam pensadas com cautela, não devemos deitar fora a nossa lista de sítios a visitar. São Miguel, nos Açores, é certamente um desses lugares, um paraíso entre a Natureza e o oceano.

Mais Lidas