Viagens

Tudo o que há para fazer no Dia Internacional dos Monumentos

Celebrado a 18 de abril, este dia destina-se a promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português. Há sítios com entrada gratuita para descobrir aqui.
Por Rita Silva Avelar, 17.04.2017

Assinalado este ano em Portugal com o tema Património Cultural e Turismo Sustentável, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios leva a que decorram várias iniciativas para celebrar a data, como percursos patrimoniais, conferências, concertos e visitas e entradas gratuitas nos monumentos.

Neste dia estarão abertos ao público locais como Serralves, Museu do Vinho do Porto, Casa do Infante, Museu Nacional Soares dos Reis, Teatro Nacional São João, Museu Bordalo Pinheiro, Museu Interactivo do Megalitismo de Mora, Museu Nacional do Azulejo, Padrão dos Descobrimentos, Palácio de São Bento, Panteão Nacional, Museu dos Biscainhos. Entre os monumentos mais visitados em Portugal estão o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Mosteiro da Batalha.


O Palácio Nacional da Ajuda, o Panteão Nacional, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional de Etnologia são alguns dos monumentos que têm entrada livre (das 10h às 18h); o Mosteiro dos Jerónimos promove o concerto Música Tradicional Portuguesa pelas 11h; o Museu Nacional de Etnologia apresenta a visita guiada A Vida Rural Portuguesa em duas Coleções e muitos Sítios; o Palácio Nacional de Mafra terá a iniciativa Palácio – Um Espaço a Partilhar de percurso orientado até 21 de abril; no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, decorre a Conferência Porto Património; e o Museu Nacional do Azulejo organiza uma rota patrimonial sob o tema 3 Conventos. Memórias, Vivências e Azulejos.

Ao todo são 670 entidades a participar neste dia, distribuídas por 176 concelhos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, através da realização de cerca de 910 atividades:

- 406 Visitas guiadas/percursos orientados
- 94 Rotas patrimoniais/ itinerários culturais
- 85 Ateliês lúdicos/ oficinas pedagógicas/ workshops
- 59 Exposições; 52 Encontros/ Conferências/ Seminários
- 50 Espectáculos artísticos

O programa completo pode ser consultado aqui.
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Os membros da realeza com mais estilo

Especiais

Os membros da realeza com mais estilo

Da Duquesa de Cambridge à princesa Victoria da Suécia, passando por Charlotte Casiraghi ou Rania da Jordânia. Os membros da realeza que se transformam em verdadeiros ícones de estilo.
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!