Deco

As bibliotecas mais bonitas do mundo

Descubra os lugares onde o silêncio impera, a sabedoria abunda e a estética deslumbra. São as bibliotecas mais deslumbrantes do mundo.
Por Rita Lúcio Martins, 10.08.2018

Independentemente das coordenadas geográficas, há sempre qualquer coisa de mágico no silêncio de uma biblioteca. Descobrir um destes templos sagrados de sabedoria e conhecimento significa poder percorrer múltiplos e inesgotáveis caminhos, obtendo o tal passaporte que nos dá acesso às viagens mais incríveis, sem sequer sair do lugar. Não foi, definitivamente, o que fez Massimo Listri, o autor de The World’s Most Beautiful Libraries (Taschen).

O fotógrafo percorreu algumas das mais belas bibliotecas do mundo, reunindo-as num livro que apetece transformar em mapa. Da Biblioteca Apostólica Vaticana à Biblioteca Medicea Laurenziana, em Florença, passando pelo mosteiro franciscano em Lima, no Peru, o livro, reflexo de uma verdadeira peregrinação histórica e cultural, traça o perfil destes espaços que atravessam diferentes períodos, do medieval ao clássico, barroco e rococó, até ao século XIX. Uma das presenças a assinalar é a Biblioteca do Convento de Mafra, uma das mais importantes e belas do país, com um acervo de aproximadamente 36 mil volumes e uma atmosfera única de tempo suspenso. 

The World’s Most Beautiful Libraries, Massimo Listri (Taschen), €150.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!