Atualidade

Tudo o que podemos fazer para ajudar bombeiros e vítimas

Portugal está de luto pela tragédia ocorrida em Pedrógão Grande. Agora, é preciso unir esforços e ajudar quem mais precisa. Leia tudo aquilo que pode fazer mesmo à distância.
Por Rita Silva Avelar, 19.06.2017
O fogo que no sábado passado deflagrou no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, é um dos mais graves da história de Portugal, contando já com 62 vítimas mortais e mais de 60 feridos. Entre os operacionais, registam-se dez feridos, quatro em estado grave. Há dezenas de deslocados, e o número de casas e viaturas destruídas ainda não foi apurado. Neste momento há 1105 operacionais, 343 viaturas e 5 meios aéreos envolvidos no combate a quatro frentes ainda ativas.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu mantimentos para as corporações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra. "Se as pessoas estiverem disponíveis e possam trazer aos corpos de bombeiros de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Alvares frutas, barras energéticas e água ou outro tipo de alimentos que possam ser facilmente transportados, é sempre importante", afirmou à agência Lusa Jaime Marta Soares.

- O Correio da Manhã e a CMTV abriram uma linha solidária. Basta ligar para o 760 202 101 (custo da chamada €0,60+IVA) para ajuda. A receita das chamadas feitas para esta linha reverte por inteiro para ações de solidariedade com as vítimas e respetivas famílias.

- A
Caixa Geral de Depósitos criou a conta solidária Unidos por Pedrógão. Conta Solidária Caixa 0001 100000 330 (IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42)

- A Caixa Económica Montepio Geral criou entretanto um IBAN, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para recolha de donativos a favor das famílias afetadas: PT50 0036 0000 99105922157 78.
A página de Facebook On Coimbra partilhou os bens mais necessitados consoante a localização de cada corporação.

Onde podemos deixar alimentos e o que mais se precisa
Bombeiros de Penela: Águas e fruta

Bombeiros Voluntários de Góis: Águas, fruta e outros alimentos, soro fisiológico (urgente) e pomadas para queimaduras

Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo: Azeite, massas, arroz, condimentos e enlatados

Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital: Águas e alimentos não perecíveis

Bombeiros Voluntários de Ansião: Águas, fruta, barritas e bolachas e sumos

Bombeiros Voluntários de Coimbra: Águas, leite, barritas energéticas

Bombeiros Sapadores de Coimbra: Aceitam donativos que serão depois entregues nas corporações mais necessitadas

Bombeiros Voluntários de Brasfemes: Águas e barras de cereais

Bombeiros de Condeixa: Águas, barritas, leite, sumos, conservas e fruta

Bombeiros Voluntários de Leiria: Aceitam donativos que serão depois entregues em Pedrógão Grande (cobertores e roupa, águas, leite, barritas)

Bombeiros Voluntários de Alvaiázere: Águas, fruta e barritas

Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria: Aceitam almofadas, cobertores e lençóis para posterior entrega em Pedrógão Grande

Bombeiros Voluntários de Lisboa: Aceitam donativos para posterior entrega em Pedrógão Grande (informação prestada pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa)

Bombeiros Voluntários de Pombal: Águas com e sem gás, bebidas energéticas, barritas energéticas, fruta, adesivo, gaze e compressas

Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares: Aceitam todo o tipo de donativos para entrega aos colegas de corporações vizinhas (exemplo: Góis)

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz: Aceitam todo o tipo de donativos para entrega aos colegas de corporações vizinhas (exemplo: Góis)

Bombeiros Voluntários de Maceira: Águas (0,33 cl)

Bombeiros Voluntarios de Santarém: Aceitam todo o tipo de ajuda que será posteriormente entregue em Pedrógão Grande

Bombeiros Municipais da Lousã: Aceitam todo o tipo de ajuda que será posteriormente entregue às corporações necessitadas

Cruz Vermelha de Pombal: Águas (0,25 cl, 0,33 cl, 0,50 cl preferencialmente), fruta (peras e bananas preferencialmente), bebidas/barritas energéticas, enlatados, bolachas, rebuçados, sacos-cama, produtos de higiene, roupa de adulto, roupa de criança e roupa de cama

Caminheiros 977 de Ourém: Recebem donativos no Centro de Negócios para entrega em Pedrógão Grande (águas, sumos, soro, pomadas para queimaduras, leite e bens não perecíveis)

Escola Básica Solum Sul (Coimbra): A receber donativos para enviar para Pedrógão Grande (águas e sumos, roupa e calçado adulto/criança)

Bombeiros Voluntários da Trafaria: Alimentos enlatados, fruta, bolachas, barras energéticas, soro fisiológico, compressas, água oxigenada

Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Carapinheira: Águas, sumos, barras energéticas, bananas, maçãs, conservas, soro fisiológico com urgência, pomada para queimaduras com urgência, almofadas e roupa de cama para os desalojados em Pedrógão Grande

Bombeiros Voluntários de Sacavém: A receber donativos

Fotografias: Paulo Cunha / LUSA
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!