Gourmet

Tapioca: o ingrediente do momento

É uma das novas tendências alimentares. Descubra o potencial da tapioca e saiba como saboreá-la tanto em pratos doces como salgados (sem prejudicar a linha).
Por Máxima, 14.02.2017
Proveniente do Brasil, a tapioca tem vindo a ganhar cada vez mais fãs por ser tão nutritiva e fácil de cozinhar. Conhecida como pão brasileiro, apresenta-se como uma melhor alternativa ao pão branco, sendo feita a partir da fécula extraída da mandioca e, por isso, um ingrediente natural, sem glúten, pouco calórico e rico em hidratos de carbono. Dependendo do recheio, pode ser uma ótima opção para quem quer perder peso ou procura um estilo de vida saudável.

Para fazer uma tapioca precisa apenas de… tapioca. Pode parecer redundante, mas é isso mesmo. Bastam duas colheres de sopa de farinha (cerca de 70 calorias). Não precisa de adicionar óleo ou qualquer outra gordura. Depois de cozinhada, a tapioca torna-se numa espécie de crepe fino e crocante e pode ser recheada com todo o tipo de ingredientes. Mas atenção, os recheios fazem toda a diferença, por isso, na hora de os escolher, opte por misturas de legumes e vegetais, queijos magros, frango desfiado ou frutas e manteiga de amendoim.  Assim consegue um prato agradável e saciante, mas mais equilibrado e nutritivo.
Rica em vitaminas do complexo B, nomeadamente em ácido fólico (geralmente uma vitamina deficitária nas mulheres), a tapioca fornece energia, uma vez que é fonte de carboidratos de rápida absorção e fácil digestão, sendo por isso a alternativa perfeita para quem pratica exercício físico. Ideal como lanche pré-treino é ainda uma boa alternativa para o pequeno-almoço, almoço ou para um jantar leve e saudável.

Por Adriana Fernandes
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