Atualidade

Os millennials esforçam-se mais para atingir a perfeição

Segundo um novo estudo, publicado na revista Psychological Bulletin, os millennials têm mais tendência a pressionarem-se a si próprios e aos outros.
Por Andreia Rodrigues, 31.01.2018
O estudo analisou dados de mais de 40 mil estudantes universitários dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, entre o final dos anos 80 e 2016. Cada um destes estudantes completou o Multidimensional Perfectionism Scale, um teste que mede e analisa três tipos de perfecionismo: aquele que é orientado para o próprio, aquele em que se espera excessivamente dos outros e aquele em que se estabelecem padrões pouco realistas dos outros. Entre 1989 e 2016, cada tipo de perfecionismo aumentou 10%, 33% e 16%, respetivamente. 

As gerações mais recentes revelaram um nível superior de perfecionismo do que as gerações anteriores. De acordo com os investigadores, a pressão para tal está ligada a problemas de saúde mental, como a depressão, ansiedade e pensamentos suicidas.

Os millennials põem mais pressão em si próprios por várias razões. Um dos motivos são as redes sociais, que mostram vidas aparentemente perfeitas, o que tornou mais fácil que nos comparemos aos outros. Thomas Curran, Doutorado em Filosofia e autor principal do estúdio, em entrevista à Refinery 29, encoraja as pessoas a esquecer a ideia de se ser perfeito, porque leva, inevitavelmente, ao sentimento de derrota.

"No fim de contas, não podemos escapar desta cultura, mas podemos dar passos para atenuar esta influência", diz Curran. "Em vez disso, diligência, flexibilidade e perseverança são muito melhores qualidades… pois são enraizadas em excelência e envolvem o desejo de coisas perfeitas, ao invés de si mesmo", refere à mesma publicação.

Também deve ter em atenção o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Se trabalha horas extra, mas continua a achar que está a falhar em tudo, afaste-se e veja o que acontece quando tira algum tempo para respirar e alcançar outras áreas da sua vida. Thomas Curran sugere ainda que se foque mais nas suas realizações do que nas dos outros, tenha uma visão mais holística de si e dos seus objetivos e evite situações onde se sinta demasiado pressionada.

 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!