Atualidade

Os empregos mais populares do futuro

As profissões que serão mais valorizadas num futuro mais próximo do que imagina.
Por Ângela Mata, 08.11.2017

Muitos economistas já falam na ‘quarta revolução industrial’ e todo este processo iminente trará alterações significativas a nível laboral. Sendo esta uma das mais velozes revoluções em todo o mundo, há uma certa inquietude quanto às consequências do avançar das máquinas inteligentes.

Em 2016, o Fórum Económico Mundial revelou que a digitalização da indústria tenderá a fazer desaparecer 7,1 milhões de empregos. No entanto, esta mudança também dará lugar à criação de 2,1 milhões de novos empregos prevista para o ano 2020.

São estes alguns dos postos de trabalho mais procurados nos próximos anos:

Big Data Analyst | Um misto entre analista digital e especialista em Big Data. Permite às empresas trabalhar com grandes quantidades de dados e extrair a informação realmente importante, analisá-la e retirar conclusões que ajudem a tomar decisões importantes para o negócio.

Híbridos entre o design e a tecnologia | As empresas já começaram a oferecer posições relacionadas com o design web e de aplicações. É o caso dos arquitetos informáticos, designers interativos, entre outros.

Psicólogos e coaches | A saúde mental tem a mesma importância que a Física. As alterações tão contínuas e rápidas nos estilos de vida irão causar grande impacto na sociedade, que deverá precisar cada vez mais da ajuda destes especialistas.

Cloud Computing | Estes são os especialistas em controlar os dados da ‘nuvem’ e encarregados de gerir a aplicação das novas tecnologias aos futuros modelos de negócio.

Médicos de fetos | É uma área da Medicina que está em fase ainda inicial, mas que com o tempo permitirá aos médicos especializados curar doenças de um bebé antes mesmo de ele nascer.

Professores licenciados em hackschooling | A metodologia educacional adaptar-se-á às exigências do novo paradigma. Os professores ensinarão com novas ferramentas e dirigir-se-ão aos alunos que estarão completamente integrados no mundo digital.

O futuro apresenta-se, portanto, imprevisível mas cheio de novas regras ? o mais importante será estar completamente adaptado às novas tecnologias. 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!