Mundo

O que dizem as crianças da (des)igualdade de género?

Quais são as diferenças entre meninos e meninas? Há profissões para uns e para outros? Há brincadeiras só para meninos e só para meninas?
Por Máxima, 28.11.2016
Estivemos no lançamento do livro 'Mariana num mundo igual' da atriz Mariana Monteiro, no Colégio Integrado Monte Maior, em Odivelas, e falámos com seis crianças sobre o tema do livro - a (des)igualdade de género. "Mariana num mundo igual", inclui, para além do livro infantil homónimo – escrito pela atriz em co-autoria com Narciso Moreira e o projeto Betweien, Lda  – uma peça de teatro, que é a adaptação da narrativa do livro à dramatização e que vai correr as escolas do país. Assim, a apresentação transformou-se numa peça de teatro com dois protagonistas e decorreu num espaço do colégio para mais de 400 crianças. 

Este projeto, direcionado para as crianças que frequentam o ensino básico, surge no seguimento das funções que a atriz assume na promoção e defesa da Igualdade de Género. Com o livro, a atriz Mariana Monteiro pretende educar as crianças para a igualdade e a liberdade

 

Todas as escolas do ensino básico poderão receber este projeto ora com a apresentação do livro ora com a exibição da peça de teatro. 

A par deste lançamento, conversámos com 6 crianças entre os seis e os dez anos, para saber o que pensam sobre os temas do projeto, e perguntámos-lhe não só acerca do ensinamento da história, mas sobretudo acerca de temas tão simples (e fracturantes) como as diferenças de sexo, as profissões e as brincadeiras. Veja o vídeo.

Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Os membros da realeza com mais estilo

Especiais

Os membros da realeza com mais estilo

Da Duquesa de Cambridge à princesa Victoria da Suécia, passando por Charlotte Casiraghi ou Rania da Jordânia. Os membros da realeza que se transformam em verdadeiros ícones de estilo.
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!