Clube de Leitura

O livro de magia das mães

Entrevistámos a autora para saber mais sobre os desafios da maternidade. Leia a entrevista.
Por Máxima, 18.07.2016
Quando nascem, são o centro das atenções. Os bebés são o mais importante, mas é preciso olhar também para as mães que cuidam deles. Principalmente porque os primeiros anos da vida de um filho são um verdadeiro desafio que nem sempre se revela fácil. Constança Cordeiro Ferreira, fundadora do Centro do Bebé, lançou "O livro da magia da mães" precisamente para ajudar as mães a encontrar soluções práticas para as várias fases da gravidez e do pós-parto: da amamentação ao sono, a exercícios práticos e os primeiros dois anos da vida do bebé. Entrevistámos a autora para saber mais sobre este novo livro.

Como surgiu a ideia de escrever este novo livro?
Este livro surge no decurso do meu trabalho que envolve o lado do bebé e o dos seus pais. O meu desafio é sempre ajudar as famílias a conseguir uma harmonização entre as necessidades de todos, o que por vezes parece difícil no dia a dia. No livro anterior eu debrucei-me em falar sobre o "bebé real". Porque havia, e continua a haver, muitos mitos, muitas ideias erradas. Parece que algures na nossa sociedade se esqueceu o que é um bebé de verdade, todos os conselhos que se dão às mães e aos pais, parecem mais adequados para cuidar de um robô do que de um bebé. Desta vez achei importantíssimo colocar o foco no cuidador. Porque quem cuida do bebé tem que estar apoiado, tem que encontrar o seu ritmo, tem que sentir confiança e serenidade para passar por esta experiência com satisfação. E depois para mim era muito importante fazer algo que no outro livro não tinha entrado: falar da vida com o bebé para além dos primeiros meses. Ou seja os desafios nas várias etapas de crescimento são diferentes, em termos de sono, interacção, relaxamento, tempo. Este livro é mais completo nesse sentido… leva-nos mais longe.
 
Como é que o livro pode ajudar futuras mães?
Pode ajudá-las com estratégias práticas para o sono dos seus bebés, a amamentação, o desmame, as dificuldades na introdução da comida sólida, a adaptação à creche, entre muitos outros aspectos concretos da sua vida com o bebé nos primeiros dois anos.
Este é um livro que tem muitas ferramentas para tornar a vida das mães mais fácil, confiante e tranquila desde a gravidez, até aos dois anos de vida. Depois é também um livro que procura resgatar aspectos muito importantes como são o ouvir a mãe durante o processo, garantirmos que ela está bem cuidada enquanto cuida do seu bebé. É um livro com muito carinho pelas mães, pelas suas dificuldades, o seu cansaço. Mas não é só uma mão estendida e compreensiva, é um mapa com sugestões práticas que vão reduzir o conflito, o cansaço e não vão virar mães contra bebés.
Não é preciso deixar um bebé a chorar, não é preciso fazer braço de ferro com ele para conseguirmos que durma ou que seja mais autónomo. É isso que este livro também traz, são as minhas abordagens práticas, as que criei e que utilizo diariamente no meu trabalho.
 
Cada bebé é um bebé ou há sempre uma espécie de ‘guia’ a seguir para ajudar todas as mães?
Cada bebé é um bebé e cada mãe e pai, são também únicos. É por isso que quando trabalho presencialmente o trabalho é sempre único e individual. Neste livro partilho um pouco desse trabalho, mas dou também várias ferramentas de observação, compreensão e relaxamento que podem ser úteis na enorme maioria dos casos. São ferramentas que vão resultar mas também potenciar a observação individual dos pais sobre si próprios e o seu bebé em particular, descobrindo o seu próprio instinto que, a par destas estratégias, será o que irá fazer tudo funcionar nas suas casas com os seus bebés.
 
Já está a pensar num novo livro?
Sim. No processo de escrita e investigação para um livro, bem como no meu trabalho, há sempre assuntos que me deixam com muita vontade de continuar a aprofundar e partilhar conhecimento sobre estas matérias. Ainda há muito a fazer, muito a desmistificar, e o meu trabalho passa também por essa partilha. O próximo livro já tem tema escolhido, o que é sempre determinado pelas experiências que diariamente tenho com as famílias e bebés que acompanho, mas também pelas áreas de estudo em que estou mais focada a cada momento.
 
Por Rita Silva Avelar
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!