Deco

Missão: Transformar o quarto em 10 passos

Podemos mudar a casa em dez passos por divisão? Podemos, mas este será apenas o início da revolução! Preparamos um inspirador manual de arranque como forma de motivação, mas lembre-se: uma boa decoração é um processo, para fazer para o resto da vida. Hoje, apresentamos dez sugestões para o quarto.
Por Máxima, 09.05.2017
Quarto

1. Decore as paredes noutra cor que não branco. Até poderá parecer branco, mas que não o seja realmente. O branco reflete e intensifica toda a luz que entra, o que não é o ideal num local onde se vai descansar. Pela mesma razão, esqueça os laranjas, verdes ácidos ou azuis tropicais, será mais difícil adormecer. 
Use brancos naturais ou ‘sujos’, cores toupeira, café com leite ou boiserie. Na foto, proposta de quarto pelo gabinete Sá, Aranha & Vasconcelos.

2. Não use candeeiros de teto nem focos: é uma divisão que escusa luz central por razões evidentes. Prefira iluminar os cantos e sempre com lâmpadas de baixa voltagem, se possível com luz tonalizada que não seja branca e fria. Esta iluminação, casada com paredes e chão de uma cor natural, como pele ou toupeira, confere automaticamente conforto. Se quiser, pode alternar candeeiros de mesa com um lustre alongado.

3. Sendo quase sempre uma divisão menor e onde se fecham janelas, engane os olhos com vistas artificiais, seja papel de parede seja uma cortina impressa com tromp l’oeil.

4. Um quarto confortável tem de ter um tapete. E por ser tão grande extensão tire dele partido, como um grande quadro mas que se possa pisar. 

5. Espelhos são essenciais num quarto, mas escolha um modelo sem esquinas; peças redondas ou ovais são mais simpáticas ao olhar e menos agressivas num layout que pede descanso. Se tiver espaço, há uma exceção: um espelho de provador, toda uma parede para se ver em todos os ângulos antes de sair de casa.

6. Invista em mantas e cobertas. Além da básica função de aquecer, são o sublinhado que remata a decoração.

7. Um sobrecolchão pode mudar de imediato a forma como tem dormido, sem precisar de gastar uma fortuna num colchão novo. Existem em todas as dimensões regulares e pode escolher entre vários materiais, mas os mais eficazes, e um pouco mais caros, são em espuma de memória.

8. Substitua o candeeiro da mesa de cabeceira por um aplique de foco orientável; o sempre diminuto tampo destas mesas irá agradecer o espaço disponibilizado.

9. 
A melhor companhia para o anterior é uma mesa de cabeceira suspensa. Apenas uma gaveta e um tampo, não é preciso mais nada, e num instante ganha-se mais espaço e chão.

10. O papel de parede é o lifting automático da decoração. É uma parede toda tornada quadro, e sozinho imprime como nenhum outro componente da decoração o espírito da história que se quer contar. 

 

Por João Galvão
*Originalmente publicado no suplemento de decoração da edição de maio da Máxima (Nº344)


Saiba como transformar a sala, o quarto, a cozinha, a casa de banho e a varanda.
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Os membros da realeza com mais estilo

Especiais

Os membros da realeza com mais estilo

Da Duquesa de Cambridge à princesa Victoria da Suécia, passando por Charlotte Casiraghi ou Rania da Jordânia. Os membros da realeza que se transformam em verdadeiros ícones de estilo.
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!