Atualidade

Lembra-se do UNO? Agora existe uma versão para daltónicos

A nova versão do jogo de cartas resultou de uma parceria com a ColorADD.
Por Margarida Ferreira, 11.09.2017

A ColorADD é a organização global para a educação e acessibilidade do daltonismo fundada pelo português Miguel Neiva e que desenvolveu um código que possibilita a visualização a quem não consegue diferenciar as cores. Dessa mesma forma, foi desenvolvido um novo baralho do UNO, o clássico jogo de cartas.

O código desenvolvido pela ColorADD foi reconhecido pelas Nações Unidas como uma das "54 melhores práticas mundiais ao nível da inovação e acessibilidade". Baseia-se em três símbolos gráficos que representam as três cores primárias. No jogo do UNO os símbolos encontram-se nos cantos das cartas, identificando as suas quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul.

Em todo o mundo, mais de 350 milhões de pessoas sofrem de problemas com a diferenciação de cores. Em Portugal, o código desenvolvido pela ColorADD já é utilizado em diversos sectores, como transportes públicos, hospitais, lápis de cor e roupas. Miguel Neiva declarou que "ao associar-nos ao UNO, podemos levar a nossa missão a uma audiência ainda maior, promover a inclusão e aumentar o conhecimento em torno de uma condição negligenciada e pouco discutida". O UNO ColorADD vai estar à venda em Portugal, nas lojas de brinquedos, a partir de novembro, por €9,90.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!