Atualidade

Fermipan celebra dia do Pão com receitas de Chakall

A marca de fermento de levedura para fazer pão assinalou esta data com um workshop de pão em casa do Chef Chakall. Veja aqui as receitas.
Por Máxima, 15.10.2016
A convite do Fermipan e de Chakall, fomos até a casa do chef argentino aprender a arte de fazer pão com as novas receitas da marca. O Fermipan é um fermento de levedura para fazer pão, bolos ou massa fresca e ideal para máquinas de fazer pão em casa. O produto vem em saquetas que lhe permitem conservar todas as propriedades da levedura e garantir melhores resultados dos seus cozinhados. Foi com estas saquetas que, num workshop colectivo, apredemos a fazer vários tipos de pão, como Focaccia e Naan.

Veja as receitas:

FOCCACIA

- 2 chav. de farinha de trigo
- 1/2 col (chá) de sal
- 1 envelope de fermento biológico Fermipan
- 4 dente de alho picado finamente
- 20 gr de alecrim picado finamente
- 10 unidade de azeitona preta sem caroço
- 6 col de azeite 
- 2 col chá de sal
- 20 gr de alecrim
 
Misture a farinha, sal, fermento, alho, alecrim e azeitonas em recipiente grande. Faça uma bola e adicione o azeite e 2/3 de uma chávena de água morna. Misture bem para formar uma massa fofa. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, e amasse bem durante 15 minutos. Coloque a massa em um recipiente humedecido com azeite. Cubra com um pano limpo e deixe em temperatura ambiente para que a massa possa crescer, por 1 hora ou ate que a massa tenha o dobro do tamanho original. Pegue a massa e coloque-a, novamente, em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, e trabalhe-a com um rolo de madeira, fazendo com que a massa adquira uma forma mais ou menos ovalada e com 1,5 cm de espessura. Coloque a massa em uma forma de assar, untada com óleo, cubra com o pano de limpo e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos, para cresça, mais uma vez. Ligue o forno e marque a temperatura para 200C. Faca perfurações na massa, usando a ponta do dedo, forçando o dedo para baixo como se fosse furar a massa. Cobertura: Passe 2/3 do azeite reservado para a cobertura, sobre a superfície da massa e polvilhe com o sal e as folhas de alecrim. Asse por 25 minutos ate que esteja dourado. Coloque em um rack e passe o restante do azeite reservado para a cobertura.

NAAN

- 110g de farinha para chapatti (farinha de trigo integral bem fina)
- 350g de farinha 
- 1/2 sachet de fermento biológico de instantâneo Fermipan
- 2 col de chá de fermento químico
- 1 col de chá de açúcar
- 1 col de chá de sal
- 2 col de sopa de óleo vegetal 
- 2 dentes de alho amassados
- 4 ramos de coentro fresco picado
- 150ml de leite morno 
- 150ml de água morna
- 150g de iogurte natural
 
Misture a farinha, açúcar, sal, fermento biológico e químico em um alguidar e faço um buraco no centro;  Adicione o alho, coentro, óleo e o iogurte e misture bem; Gradualmente adicione a água e o leite a mistura para formar uma massa mole. Adicione um pouco mais de água se necessário; Coloque a massa em uma superfície limpa polvilhada com farinha e amasse por aproximadamente 2 minutos, e forme uma bola;Coloque a massa no alguidar, cubra e deixe descansar por 15 minutos em um lugar aquecido; Cubra uma forma com alumínio; Amasse novamente a massa por 1 minuto em superfície polvilhada com farinha;Divida a massa em 6 partes iguais, cubra e deixe descansar por 5 minutos; Deixe 5 porções cobertas enquanto trabalha com a primeira;Abra a massa em formato oval, com cerca de 1/2 centímetro de grossura;Coloque na forma aquecida e deixe descansar por 15 minutos; Coloque sob o grill, pré-aquecido no máximo; Grelhe o naan em cada lado por cerca de 3 minutos, ou até que esteja dourado; Lembre-se de deixar espaço na grelha para o crescimento do pão;Com um pincel, passe óleo nos dois lados do pão. Cubra o naan e asse os restantes da mesma forma.
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!