Atualidade

Estas tatuagens mudam de cor para avisar sobre a sua saúde

A nova tecnologia alia a arte de tatuar a dispositivos médicos de monitorização. Nós explicamos como.
Por Rita Silva Avelar, 04.10.2017
Uma investigação levada a cabo pelos especialistas de Harvard e do MIT deu origem a uma nova tinta para tatuagens que tem a capacidade de monitorizar a saúde. Como? Através da mudança de cor da tatuagem, com o objetivo de alertar para determinados problemas de saúde. Por exemplo, se a pessoa estiver desidratada ou se o açúcar no sangue aumentar, a tatuagem muda de cor através de uma tecnologia que torna as tintas biossensíveis.

A tinta muda de cor com base na química do fluido intersticial no corpo ? é capaz de mudar de verde para castanho à medida que os níveis de glicose aumentam, por exemplo. A tinta verde, visível sob uma luz azul, fica mais intensa à medida que a concentração de sódio aumenta, um indicativo de desidratação.

Segundo avança o site tecnológico Pplware, o projeto chama-se Dermal Abyss e, para já, foi conduzido como prova de conceito. Este tipo de diagnóstico surge porque, segundo os investigadores, os atuais dispositivos de monitorização para deteção de problemas de saúde através da pele não se ajustam ao corpo. Sabe-se, para já, que as tatuagens podem ser duradouras para condições crónicas ou temporárias para uma monitorização de curta duração e que existe a possibilidade de a tinta ser invisível para quem não pretende ter uma tatuagem à vista de todos.
 
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!