Atualidade

Como lidar com a depressão pós-férias

Se faz parte dos 52%* dos Portugueses que considera o final das férias e o regresso ao mundo profissional ou escolar difícil, não desanime.
Por Máxima, 12.09.2016

A momondo partilha 8 sugestões para ajudar a uma transição menos dolorosa após o período de férias.

 

1. Comece a planear já a próxima viagem

De acordo com o "Sociedade Internacional para os Estudos da Qualidade de Vida", a melhor parte das férias não são as próprias férias, mas sim todo o processo de pesquisa, planeamento e a antecipação. Por isso, aproveite a viagem de regresso para começar já a planear o seu próximo destino!

 

2. Saiba lidar com a "depressão" pós-férias

É fundamental perceber que está a sentir uma nostalgia por regressar à vida ativa e não algo mais sério. Pode considerar que o seu dia-a-dia passa a ser monótono, mas experimente desfrutar de cinco minutos num local calmo e faça a nota mental dos aspetos positivos que tem na sua vida. Lembre-se que pode divertir-se em todos os momentos livres e não apenas quando está de férias.

 

3. Prepare-se para voltar a casa – mesmo antes de partir

Para ajudar a lidar com a ansiedade do regresso aos inúmeros emails por responder no trabalho, organização escolar ou à rotina do dia-a-dia em casa, tire algum tempo antes de partir para otimizar o seu regresso. Deixe as tarefas organizadas e crie uma lista com o que é prioritário para quando regressar.

 

4. Revisite as suas memórias

Apesar de provavelmente estar sentado à secretária, não necessita de estar sempre a olhar para o computador. Imprima a sua fotografia predileta das férias e coloque junto ao seu ecrã. Irá ajudar a manter fresca a memória de uns dias agradáveis, além de antecipar e motivar para o próximo destino.

Se é utilizador do Instagram, sugerimos a Lalalab app. Selecione as imagens que partilhou e imprima no formato do post.

5. Assegure-se de que tem um regresso brando

Seja bom consigo mesmo e tente ter um a dois dias para si para se reajustar ao quotidiano. Se tem de regressar de imediato ao trabalho opte por começar a meio da semana para que o seu início seja mais curto. De acordo com as estatísticas de viagem da momondo, terça-feira é o dia da semana com os preços mais baixos, pelo que vem mesmo a calhar!

 

6. Pausa de fim-de-semana

Ainda tem muito tempo pela frente até às próximas férias? Então tire o melhor partido do fim-de-semana. Descubra os inúmeros locais de sonho que Portugal tem para oferecer ou deixe-se inspirar com algumas sugestões de City Breaks.

 

7. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença

Aproveite o regresso das férias para fazer pequenas mudanças em sua casa. Após ter conseguido viver vários dias com uma só mala, tire partido da boa disposição e mude um pouco o ambiente, sentirá que está a criar um novo espaço para si.

 

8. Exercite o corpo e a mente

Sabemos que após as férias pensa em tudo menos em voltar à prática de exercício físico. Mas não há como negar do efeito positivo que este tem no nosso bem-estar. Aproveite o bom tempo que ainda se faz sentir em Portugal para uma boa caminhada, corrida ou passeio de bicicleta.

 

Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
2 Comentários
Funeraria Dos Azevedos Sonae https://youtu.be/SGVEjWa7hnw
12.09.2016 @facebook
Funeraria Dos Azevedos Sonae a salsa foi comprada há 3 meses pela sonae continente 50% mas é bom que saibam disto os clientes que o dono da salsa contrata Capangas para bater e espiar mulheres MORREU A SALSA Correio da Manhã 2 h · Filipe Vila Nova começa a ser julgado quarta-feira Fundador da Salsa em tribunal por maltratar mulher http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/fundador-da-salsa-em-tribunal-por-maltratar-mulher cmjornal.pt
12.09.2016 @facebook
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!